A Visão Espírita sobre a Homossexualidade

homosexualidade-adolescencia

Muitas vezes você já se perguntou sobre o assunto? Acredito que, como eu mesmo, muitos apresentaram esta dúvida ao se aprofundar no estudo do espiritismo em relação às dúvidas do cotidiano.

Bem vamos a alguns pensamentos do espiritismo:

O espiritismo acredita que o amor, em toda sua forma pura, é equivalente. Jesus nos pediu que amassemos uns aos outros não importando se somos homem e mulher, irmão ou irmã, amigo ou até mesmo inimigos.

Seguindo esta lógica entendemos que toda forma de amor, desde que verdadeira, pura e pautada no RESPEITO mútuo é a forma de amor que Jesus Cristo nos ensinou. Daí temos que nos perguntar: porque um casal homossexual, onde os dois companheiros se respeitam e se amam de verdade haveriam de ser algo contra a lei de amor ?

Agora analisando a volta deste pensamento temos a seguinte situação: Não seria mais nocivo a lei de amor, um casal heterossexual em que os companheiros não se respeitam, levam uma vida leviana e desregrada? Segundo a lógica espírita uma união somente é inválida perante a lei de progresso e amor quando uma das partes utiliza-se de forma inapropriada da energia sexual, da confiança e do respeito. Em outras palavras, o espiritismo NÃO é contra a união homossexual, mas sim contra QUALQUER união, homossexual ou heterossexual, em que sejam demonstrados o desrespeito e principalmente a promiscuidade, na qual se afasta a lei de amor.

O Espírito possui sexo?

Chegamos então à um dos pontos chave da questão da homossexualidade. Kardec pergunta em o livro dos espíritos, pergunta 200 :

Têm sexos os Espíritos?

“Não como o entendeis, pois que os sexos dependem da organização. Há entre eles amor e simpatia, mas baseados na concordância dos sentimentos.”

Entendemos daí que os espíritos não possuem sexo definido, visto que na lei de progresso deverão passar pelas provações de encarnar em ambos os sexos, a fim de aprender e evoluir em situações diferentes exigidas em cada gênero.

homossexualidade-na-viso-esprita-6-638

Kardec Ressalta esta explicação em nota à pergunta 203:

Os Espíritos encarnam como homens ou como mulheres, porque não têm sexo. Visto que lhes cumpre progredir em tudo, cada sexo, como cada posição social, lhes proporciona provações e deveres especiais e, com isso, ensejo de ganharem experiência. Aquele que só como homem encarnasse só saberia o que sabem os homens.

Como se Explica Existirem pessoas com tendências Homossexuais?

Segundo literaturas espíritas a homossexualidade pode ser em alguns casos espíritos que acostumados a reencarnar sucessivas vezes num corpo de sexo determinado, ao reencarnar no outro, traz consigo ainda algumas sensações experimentadas nas encarnações anteriores. Isto explica a diferença de personalidades em seres de mesmo sexo com relação à certos “gostos” tidos como de meninos ou de meninas na sociedade atual.

Existem é claro casos em que pessoas se submetem a tal comportamento de forma impensada e libidinosa, o que fere em certo aspecto a lei de amor e de fraternidade.

Considerações finais

Entendemos então que o espiritismo não é de forma nenhuma contra a homossexualidade e parafraseando nosso querido Divaldo franco:

“O Espiritismo, de forma alguma, é contra a estrutura homossexual do indivíduo, não estando de acordo, porém com a pederastia, ou seja, a entrega do homossexual aos hábitos e práticas perturbadoras, o que é muito diferente.”

Caso você que lê isso seja homossexual, entenda que você não é doente e de forma alguma será condenado por Deus segundo a doutrina espírita, desde que respeite as Leis de Amor que são de âmbito geral. Caso o leitor tenha algum parente nessas condições de se descobrir homossexual compreenda, não julgues, não se precipite, tenha calma, fé e esperança. Ao invés de julgar precisamos acolher para que a marcha evolutiva do indivíduo em questão não tenha obstáculos que não sejam criados por ele mesmo. Sabemos que o maior problema para os pais neste caso é o medo do filho sofrer com a sociedade machista opressora atual, mas tenham em mente sempre que no final das contas é a Deus que devemos prestar contas, e que devemos sempre nos amparar nEle e em seus mensageiros da boa nova, espero ter ajudado nossos irmãos, fiquem na paz de Deus, Jesus nos abençoe, Muita Paz!

132 comentários sobre “A Visão Espírita sobre a Homossexualidade

  1. Talvez seria uma espécie de apego a personalidade passada , eu era assim em relação a minha raça não me aceitava branco , não tô falando q eh certo ou errado foi oq percebi comigo agora já me aceito do jeito q sou , de novo n tô falando q eh errado , espero q n me levem a mal

    Curtir

  2. El problema que veo es que en la homosexualidad se mezclan indisolublemente, el amor con la pasión y el sexo. Un homosexual que tenga como pareja a otro homosexual, se da por sentado que mantienen relaciones sexuales e incluso cierta promiscuidad, y es la parte negativa del tema ( así nos lo inculcaron educativamente) , porque el Amor de verdad no necesita del sexo para mantenerse y engrandecerse cada vez más. Hay quien defiende que la homosexualidad es tan aceptable como la heterosexualidad porque entre algunas especies animales también se da naturalmente. Otros, comprendemos la homosexualidad como un vestigio del carácter y experiencia sexual vivida en existencias anteriores. Tal vez por una cuestión educativa nos enseñaron lo que era bueno y lícito, y lo malo e ilícito, y esto quedó fijado en nuestra mentalidad, chocando muchas veces contra nuestros sentimientos cando había disparidad entre lo que nos habían enseñado en la educación, y lo que después, en la vida, alguno ha sentido por otra persona de igual sexo, en oposición a lo recibido educativamente. Creo que ante todo está el respeto por todas las personas, sin tener en cuenta su naturaleza sexual o sus inclinaciones, solo respeto y aceptación, porque todos/das, hemos sido anteriormente hombres y mujeres, indistintamente, y muchos ya hemos podido tener esa experiencia de identidad sexual, así como lo podremos experimentar en existencias futuras.

    Curtir

  3. Concordo plenamente, pois o sexo dentro do amor e do respeito é o correto.
    Quando usam o sexo para escandalizar, fica fora do amor, independente da opção sexual. Como exemplo a pedofilia.
    Falei certo?

    Curtir

Deixe um comentário