O Estudo Sistematizado da doutrina espírita

esde1

Com o advento da internet e dos meios de comunicações temos tido uma enorme gama de meios de informação e troca de dados sobre quaisquer temas. Não poderia ser diferente no espiritismo. A cada dia mais surgem novos sites, grupos, páginas, casas espíritas, canais no youtube,etc. Tudo isso é muito bom e amplia muito o teor da doutrina enquanto debate saudável e amigável acerca de temas tão importantes para a evolução moral do homem.

É importante destacar porém que como qualquer assunto o espiritismo está a mercê também de desenganos ou falsas informações por isso a FEB (Federação espírita brasileira) possui um manual instrutivo chamado ESDE (Estudo sistematizado da doutrina espírita) que auxilia na formação de monitores que ministram aulas, expositores que participam de reuniões publicas e grupos de estudo da doutrina espírita.

O ESDE auxiliam inúmeras casas espíritas e agremiações espíritas na organização do estudo da doutrina espírita de forma mais eficaz possível e isto tem dado certo desde a década de 70 viabilizando trabalhos de excelência no estudo da codificação espírita e aprimorando métodos de ensino e de bases doutrinárias por todo o Brasil.

De acordo com as informações da FEB, de formação para monitores, as consequências do ESDE são:

  1. facilitar a reforma íntima individual;
  2. garantir a unidade de princípios doutrinários em torno do estudo, facultando uma correta compreensão e assimilação dos princípios doutrinários espíritas;
  3. proporcionar a propagação da doutrina espírita nas bases em que foi codificada por Kardec;
  4. desenvolver a fé raciocinada;
  5. contribuir para o desenvolvimento de oradores espíritas mais bem preparados;
  6. possibilitar o entendimento do verdadeiro sentido da expressão “caridade”, induzindo à sua prática;
  7. favorecer a participação de todos e a criação de condições favoráveis para o desenvolvimento da criatividade, da colaboração e da responsabilidade.

Com essa iniciativa, a FEB procura colocar em prática uma sistematização do estudo do Espiritismo, de acordo com sugestão externada por Allan Kardec em um de seus últimos escritos:

Um curso regular de Espiritismo seria professado com o fim de desenvolver os princípios da Ciência e de difundir o gosto pelos estudos sérios. Este curso teria a vantagem de fundar a unidade de princípios, de fazer adeptos esclarecidos, capazes de espalhar as idéias espíritas e de desenvolver grande número de médiuns (…). Considero esse curso como de natureza a exercer capital influência sobre o futuro do Espiritismo e sobre suas conseqüências.” (trecho do livro Obras póstumas de Allan Kardec)

Visto isso, fica claro para nós a importância do debate sério e preocupado em estabelecer um pensamento crítico que não fuja aos ideais espíritas que estabelecem a nossa base de doutrina. O foco do estudo é para conhecermos a verdade e a verdade nos libertará! Muita paz!

Fonte: Federação espírita Brasileira.

Anúncios

Um comentário sobre “O Estudo Sistematizado da doutrina espírita

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s