Quem são os comunicadores espíritas dos tempos atuais?

base_reuniao_santana

Gostaria que todos vocês parassem um instante e voltassem ao passado, vamos lembrar de Sócrates. Esse espírito, enviado por Deus, foi um dos principais precursores das idéias cristãs bem antes de nosso Mestre Jesus encarnar, seus primeiros estudos e pensamentos eram relacionados à essência da natureza e da alma Humana.

Sócrates cujo discípulo era Platão, foi considerado pelos seus contemporâneos um dos homens mais sábios e inteligentes da época e, até mesmo para muitos, o mais sábio de Atenas. Na obra apologia de Sócrates , Platão afirma que a missão de que Sócrates se auto-encarregava era a de sair pelas praças e ruas públicas persuadindo jovens e velhos a não se preocuparem tanto , nem em primeiro lugar, com o corpo ou com a fortuna, mas sim com a perfeição da alma. Percebe -se então a sabedoria desse espírito ao notar a profundidade de seu conhecimento difundido através da oratória, porquanto Sócrates não deixou escrito sequer um pensamento seu. Suas ideias convergiram com o conhecimento até então predominante, além de muitos de seus discípulos se revoltarem contra o antigo sistema, o que veio a acarretar na prisão e na sentença de morte imposta ao filósofo. Apesar da tentativa de alguns de seus discípulos por retirá – lo da prisão dizendo a seu mestre que sua morte estava por vir através do veneno que logo seria obrigado a tomar, Sócrates nada fez além de aproveitar do momento para ensinar a seus instruídos algo que hoje ainda se faz objeto de estudo para nós espiritas. Sua resposta aos seus queridos discípulos se resume na seguinte expressão: “Eu sou minha alma, portanto, ninguém pode matar Sócrates.”.  E assim se baseou sua resignação até o dia de seu desencarne.

Vamos refletir..

92837497_rodin

Como Sócrates divulgou seus ensinamentos? Que ferramenta esse filósofo usou para deixar seu legado até os dias de hoje?  Nota -se então que nada seria possível, ou melhor, nada é possível de ser feito entre os seres criados por Deus se não houver comunicação. Podemos notar que Sócrates usou de duas formas de linguagem: A verbal por meio da oratória e a não verbal por meio de suas ações.  Percebemos que ,mesmo sabendo de sua morte, manteve se fiel a seu conhecimento e resignou – se.. Demonstrando a seus discípulos o que ensinava, o que nada mais era que a busca por alcançar a verdade. Com o passar dos tempos outros encarnaram e vieram nos dizer sobre a verdade outrora já anunciada e procurada pelo filósofo, vieram dizer através da fala e permanentemente pelos exemplos exibidos a cada instante em que respiravam sobre a Terra. Jesus.. o espírito mais elevado que o homem chegou a conhecer, dotado de toda a glória e capacidade de trazer a verdade ao mundo, não o fez senão pela comunicação.    Por fim podemos indagar a nós mesmos: A nossa doutrina existiria hoje caso não houvesse a comunicação?  Como aprendemos a Doutrina se não pela comunicação realizada entre os seres, sejam eles encarnados ou desencarnados?  Podemos ver que todos os seguidores da verdade no passado, estando eles em qualquer patamar de conhecimento ou posição na sociedade, eram divulgadores dos ideais que agora compõem a Doutrina Espírita, nos fazendo pensar então que aqueles que se dizem seguidores da verdade, como vimos no passado, possuem a missão de divulga -la.

E agora espiritas? O que será daqui para a frente?  Como a Doutrina será transmitida de agora até o infinito?  Quem são os Comunicadores Espíritas?????!!!!!!   Creio eu que a essa altura já deveríamos saber a resposta.

Um abraço fraterno a todos.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s