Podem os espíritos influenciar na matéria?

mesa-levitando

Em diversas conversas com amigos simpatizantes da doutrina de Kardec mas ainda leigos sobre os estudos percebi a seguinte dúvida. Os espíritos podem influenciar-nos? E podem influenciar ocorrências físicas?

Noutras palavras: pode um espírito por vontade própria fazer com que algo concreto aconteça? Segundo o livro dos espíritos Kardec pergunta:

 459. Influem os Espíritos em nossos pensamentos e em nossos atos?
“Muito mais do que imaginais. Influem a tal ponto, que, de ordinário, são eles que vos dirigem.”

De fato, os inúmeros relatos de obsessão e ocorrência de “possessões” mostram que espíritos podem nos influenciar. Mas o que dizer da matéria? seria possível um espírito mover a matéria? atirar objetos? flutuar mesas?

A história do espiritismo remonta à época em que famosos efeitos físicos eram observados: os chamados roda das mesas girantes. Onde médiuns de efeitos físicos (Explicação do termo abaixo) doavam ectoplasma aos espíritos presentes a fim de realizarem estes uma movimentação energética com fins de intervenção material.

São os médiuns dotados de faculdade capaz de produzir efeitos materiais ostensivos. Seus trabalhos têm a finalidade de chamar a atenção da incredulidade humana para a existência dos Espíritos e do mundo invisível. Produzem fenômenos materiais, tais como: movimento de corpos inertes, ruídos, voz direta, curas fenomênicas, transportes etc.

Os médiuns de efeitos físicos podem ser divididos em dois grupos: os facultativos, que têm consciência dos fenômenos que produzem; e os involuntários, ou naturais, que não possuem consciência de suas faculdades e são usados pelos Espíritos para promoverem manifestações sem que o saibam. Certas comunicações dadas por Espíritos desencarnados através de aparelhos eletrônicos (TCI), onde alguns autores disseram não haver necessidade da presença da mediunidade, foram produzidas por ação de médiuns de efeitos físicos involuntários.Esse tipo de médium era muito comum no advento do Espiritismo e foi muito útil na divulgação das idéias espíritas, chamando a atenção das pessoas para a realidade do fenômeno.

O Ectoplasma é um fluído inerente dos espíritos encarnados. Em uma comparação bem sutil é como um combustível que alimenta os dois mundos, um tipo de energia que o espírito possuem para animar o corpo físico e esta energia por si só é capaz de condensar-se até mesmo tornando-se visível e tangível. Deste fluído vemos a ocorrência das famosas seções de materializações, onde espíritos utilizam ectoplasma do médium doador para materializarem-se diante dos presentes.

Há ainda os fenômenos naturais, como terremotos ou tempestades, causas que por vezes restabelecem o equilíbrio mas que também podem ser obra de espíritos seja por necessidade ou por reação a algum distúrbio no equilíbrio espiritual do planeta:

540. Os Espíritos que exercem ação nos fenômenos da Natureza operam com conhecimento de causa, usando do livre arbítrio, ou por efeito de instintivo ou irrefletido impulso?
“Uns sim, outros não. Estabeleçamos uma comparação. Considera essas miríades de animais que, pouco a pouco, fazem emergir do mar ilhas e arquipélagos. Julgas que não há aí um fim providencial e que essa transformação da superfície do globo não seja necessária à harmonia geral? Entretanto, são animais de ínfima ordem que executam essas obras, provendo às suas necessidades e sem suspeitarem de que são instrumentos de Deus. Pois bem, do mesmo modo, os Espíritos mais atrasados oferecem utilidade ao conjunto. Enquanto se ensaiam para a vida, antes que tenham plena consciência de seus atos e estejam no gozo pleno do livre arbítrio, atuam em
certos fenômenos, de que inconscientemente se constituem os agentes. Primeiramente, executam. Mais tarde, quando suas inteligências já houverem alcançado um certo desenvolvimento, ordenarão e dirigirão as coisas do mundo material. Depois, poderão dirigir as do mundo moral. É assim que tudo serve, que tudo se encadeia na Natureza, desde o átomo primitivo até o arcanjo, que também começou por ser átomo. Admirável lei de harmonia, que o vosso acanhado espírito ainda não pode apreender em seu conjunto!”

Neste breve texto tento de forma simples elucidar sobre os fenômenos físicos aplicados devido a influencias espirituais. O assunto vai longe, existem inúmeras possibilidades. Qualquer pessoa que experimente fenômenos parecidos com os expostos procure um centro espírita pois você ou algum familiar ou vizinho pode ser médium de efeitos físicos! Mediunidade é coisa séria e devemos ter a responsabilidade segundo nossas faculdades, espero ter sido edificante e elucidativo o texto para os irmãos leitores. Muita Paz!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s