A lei de trabalho

organização-de-tempo

Não haveria dia melhor que hoje, dia do trabalhador, para um artigo sobre a lei de trabalho. O trabalho como entendemos é apenas uma consequência direta de uma lei divina. A lei de trabalho para o espiritismo está intimamente ligada com a lei de progresso. Tais leis são base importante para a elevação moral do indivíduo enquanto sociedade e individualidade.

Segundo os espíritos:

674. A necessidade do trabalho é lei da Natureza?
“O trabalho é lei da Natureza, por isso mesmo que constitui uma necessidade, e a civilização obriga o homem a trabalhar mais, porque lhe aumenta as necessidades e os gozos.”

Dai entende-se que o homem criou primeiramente esta necessidade a fim de lhe aumentar os gozos, ou seja, as felicidades materiais. Mais a frente os espíritos respondem:

676. Por que o trabalho se impõe ao homem?
“Por ser uma conseqüência da sua natureza corpórea. É expiação e, ao mesmo tempo, meio de aperfeiçoamento da sua inteligência. Sem o trabalho, o homem permaneceria sempre na infância, quanto à inteligência. Por isso é que seu alimento, sua segurança e seu bem-estar dependem do seu trabalho e da sua atividade. Ao extremamente fraco de corpo outorgou Deus a inteligência, em compensação. Mas é sempre um trabalho.”

Com esta resposta entendemos que os espíritos nos mostram o trabalho com outra nuance especial: a de evolução, aperfeiçoamento moral e intelectual. Dito isto, pensando na lei de progresso entendemos a real importância do trabalho em nossa jornada evolutiva. Através do trabalho bem executado, dentro das nossas limitações e com máximo de respeito alheio estamos propagando a lei de trabalho divino.

Imagine Deus, que em toda sua perfeição, nunca há de ter ficado um segundo sequer no ócio. Sempre trabalhando em prol da humanidade universal e de sua criação, Deus estabelece para nós o exemplo maior de trabalho incessante e dos benefícios colhidos por este divino progresso.

Para a doutrina espírita o trabalho é apenas mais um meio de evolução que encontramos dentro das inúmeras ferramentas de aprendizado e aperfeiçoamento que a encarnação humana pode nos proporcionar. O trabalho sincero, dedicado e gratificante vem da alma, o trabalho em prol do próximo e da sociedade nos edifica como homens melhores.

Existem diversos tipos de trabalho, não somente o trabalho material. O trabalho no bem, o trabalho em se melhorar, todos esses são exemplos da lei de trabalho, que necessita de uma dedicação para fins de se chegar a um objetivo mais ou menos digno dependendo de como o homem veja o trabalho.

Desejar enriquecer-se do trabalho pode ser um problema pois dai temos muitos que odeiam seus trabalhos e apenas os suportam com fins materiais e mais fúteis. É necessário que se expanda o horizonte de objetivos acerca do labor e que se entenda que o trabalho, por menor que seja, é peça fundamental para a humanidade terrena alcançar a sua sublimação.

675. Por trabalho só se devem entender as ocupações materiais?
“Não; o Espírito trabalha, assim como o corpo. Toda ocupação útil é trabalho.”

Entendendo-se que o trabalho pode ser muito maior e muito mais do que realmente significa, cabe-nos o agradecimento pela oportunidade de trabalho que Deus nos outorgou nesta encarnação e a certeza de que ele é feito para o nosso aperfeiçoamento moral e intelectual. A lei divina é a lei do trabalho. Os espíritos superiores se mantém em trabalho interrupto, não o trabalho como entendemos na terra mas o trabalho como se entendem as leis dividas: O amor em movimento em prol da criação e da evolução da grande família universal. Deus abençoe a nossa oportunidade de trabalho! Muita paz a todos!

Anúncios

Um comentário sobre “A lei de trabalho

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s