O Problema das Falsas Comunicações

escrever

Talvez a mais atual problemática do espiritismo sejam as falsas comunicações. Com o advento da internet as informações são passadas com velocidade maior do que são processadas. muitos acabam compartilhando e estimulando as chamadas “fake news” onde falsas notícias são tidas como verdade. Isso não deixa de acontecer também no espiritismo. 

Quantas vezes recebem-se mensagens em grupos de mídias sociais com teor diferente, assinadas por um renome do mundo que já faleceu mas em cada uma dessas mensagens aparece uma fonte distinta ?

Aliás a carência de fontes ou o desencontro sobre a real fonte podem ser indícios fortes de que a mensagem é falsa. Podendo ter conteúdo doutrinário porém não vinda daquele espírito ou sequer de algum espírito. O animismo mediúnico também é um fator que pode ser encontrado em mensagens, onde o pensamento e as idéias do médium interferem no conteúdo da mensagem.

Espíritos inferiores, objetivos em causar furor ou tumulto também podem ser outro fator criador de mensagens falsas. Se passam por espíritos célebres a fim de atrair o médium pelo seu orgulho “afinal, receberei o espírito do apóstolo Paulo”, e lá se deixa dominar a boa intensão pela vaidade. É sabido que os espíritos podem assumir formas conforme o seu domínio sobre os fluídos e que conforme estiver mais ou menos treinado o médium este pode acabar sendo vítima de uma ilusão.

Kardec ainda nos narra, através das mensagens dos espíritos e do estudo sério, que as mensagens não são unanimidade de espíritos puros ou superiores e que , muitas vezes, espíritos de má indole podem se comunicar se o devido médium não tiver tido o cuidado de trabalhar conforme energias positivas e de pensamento vibrante no bem.

Todo cuidado diante das comunicações é pouco. Devemos sempre levar ao crivo da razão como o codificador nos alertou. Se tal comunicação vai contra à doutrina codificada, melhor que seja descartada. Os espíritos que trabalham pela verdade jamais se contradirão e no máximo terão opiniões distintas mas que convergem ao ponto em comum da verdade. Isto se deve também ao fato de o item XIII da introdução do livro dos espíritos nos revela:

“[…]Mas, ponderam, como se explica que os tidos por Espíritos de ordem superior nem sempre estejam de acordo? Diremos, em primeiro lugar, que, independentemente da causa que vimos de assinalar, outras há de molde a exercerem certa influência sobre a natureza das respostas, abstração feita da probidade dos Espíritos. Este é um ponto capital, cuja explicação alcançaremos pelo estudo. Por isso é que dizemos que estes estudos requerem atenção demorada, observação profunda e, sobretudo, como aliás o exigem todas as ciências humanas, continuidade e perseverança.[…]”

Entende-se, pois, que os espíritos assim como os cientistas podem divergir quanto a abordagem, mas, essencialmente, nunca quanto à conclusão. Sob óticas diferentes se chega á verdade como um todo e por isso se faz necessário que o espiritismo seja estudado com a devida calma e atenção.

Deixaremos mais um trecho, embora indiquemos a leitura integral do capítulo XX do livro dos médiuns que retrata a influência moral dos médiuns:


“[…]Na dúvida, abstém-te, diz um dos vossos provérbios. Não admitais, pois, o que não for para vós de evidência inegável. Ao aparecer uma nova opinião, por menos que vos pareça duvidosa, passai-a pelo crivo da razão e da lógicaO que a razão e o bom senso reprovam rejeitai corajosamente. MAIS VALE REJEITAR DEZ VERDADES DO QUE ADMITIR UMA ÚNICA MENTIRA, UMA ÚNICA TEORIA FALSA. Com efeito, sobre essa teoria poderíeis edificar todo um sistema que desmoronaria ao primeiro sopro da verdade, como um monumento construído sobre a areia movediça. Entretanto, se rejeitais hoje certas verdades, porque não estão para vós clara e logicamente demonstradas, logo um fato chocante ou uma demonstração irrefutável virá vos afirmar a sua autenticidade”.

Livro dos médiuns, Capítulo XX, item 230

 


Esperamos que este pequeno artigo traga luz as mentes dos leitores sobre a importância do uso da razão e do estudo doutrinário diante das manifestações e mensagens divulgadas como verdade em tempos de internet. Vamos tomar sempre atenção para que não sejamos condutores de correntes falsas que poderiam ser destrutivas à divulgação doutrinária. Estejamos sempre nos amando e nos instruindo, muita paz!

Um comentário sobre “O Problema das Falsas Comunicações

  1. Examinar as Comunicações Mediúnicas

    Tem muitos espiritos desencarnados embusteiros, mentirosos e mistificadores no mundo espiritual eles podem tomar nomes falsos e importantes para enganar as pessoas.
    Eles podem também usar uma Linguagem melosa e doce e falar em Deus, Jesus, caridade e amor para seduzir e mistificar.
    Esses espiritos são sedutores, espertos e embusteiros
    Portanto tenha muito cuidado com as comunicações mediúnicas analise tudo com muita cautela e passe tudo pelo Crivo da Razão e da Lógica.
    Não aceite nada só por que tem palavras bonitas e belas analise o conteúdo moral e racional das comunicações mediúnicas.
    Examine tudo de forma racional
    Passe tudo pelo crivo da razão e da Lógica severa
    Quando vc ver ensinamentos estranhos, místicos, sem lógica, sem racionalidade, sem bom senso e sem elevação moral, vc deve rejeitar logo.
    Tem muitos espiritos enganadores, espertos e sedutores no mundo espiritual.

    Os Espíritos Elevados.

    Os bons espiritos e os espiritos elevados e superiores possuem sempre uma Linguagem elevada, nobre, lógica, com racionalidade e com elevação Moral.
    E seus ensinamentos visam sempre a melhoria espiritual e moral do ser humano.
    Os espiritos elevados e superiores tentam sempre moralizar e espiritualizar os encarnados.
    Basta vc analisar a linguagem desses espiritos ela é sempre nobre, digna, com lógica e bom senso e traz sempre ensinamentos morais elevados.
    Os espiritos elevados não falam palavrões e não pedem coisas materiais como cigarros, charutos, bebidas alcoólicas, velas e despachos com comida.
    Somente espíritos inferiores que ainda estão apegados a matéria é que pedem essas coisas materiais e terrenas.
    Eles desencarnaram mais continuam apegados ao plano terreno.
    E essas praticas de dar para esses espiritos o que eles pedem como fumo, bebidas alcoólicas, comida e despachos vão contribuir para manter esses espiritos cada vez mais apegados a matéria.
    Para eles poderem evoluir eles precisam se desapegar dessas coisas terrenas e matérias eles precisam se espiritualizar e se moralizar.
    Os espiritos elevados só pregam o bem, a elevação moral, as Virtudes, a elevação dos pensamentos, o desapego das coisas materiais, a pureza espiritual.
    Nunca um espírito elevado vai falar palavrões e pedir cachaça, vinho, cigarros, charutos e sacrifícios de pobres animais.

    Wilson Moreno

    Curtir

Deixe um comentário