O Centro Espírita

centro

Toda Religião possui um local de reuniões, estudos e trabalhos voltados para a sua crença. Não poderia ser diferente para a doutrina espírita. O centro espírita é a organização física destinada aos estudos espíritas e aos trabalhos mediúnicos e filantrópicos em que a doutrina se baseia. Propõem-se a ser local de renovação moral, reforma íntima, através de cursos, reuniões publicas e passes de cura. Para entender melhor iremos abordar cada aspecto de um centro espírita a fim de auxiliar no esclarecimento de todos, eis os componentes mais comuns e principais encontrados em centros espíritas.

Reuniões Públicas

São o principal evento público do centro espírita. Com estudos focados nas obras básicas de Allan Kardec, as reuniões públicas seguem normalmente o mesmo estilo em todos os centros espíritas. Proferidas a prece inicial, a leitura de uma página espírita para a ambientação e a regularização dos fluidos mentais dos presentes inicia-se o estudo dos itens a serem estudados (normalmente itens do evangelho segundo o espiritismo ou o Livro dos espíritos) por um palestrante que por 1 hora irá discorrer sobre o assunto do estudo, baseando-se primordialmente nas obras de Allan Kardec.

Atendimento fraterno

Atendimento realizado normalmente após as reuniões publicas, visa auxiliar as pessoas com seus problemas do dia-a-dia, suas aflições e seus anseios, tudo com base sempre na Doutrina espírita. Médiuns ou trabalhadores especializados neste tipo de serviço prestam aos necessitados de uma palavra amiga ou de um conselho a sua assistência de forma caridosa e fraterna.

Atendimento espiritual

Atendimento que pode ser feito por meio de receituário ou de consulta mediúnica. Normalmente é escrito em um papel e enviado ao departamento de psicografia, onde um médium irá psicografar a resposta do espírito à solicitação do assistido, no caso do receituário. No caso da consulta mediúnica, que em cada centro pode ter seu nome diferenciado, o médium incorpora ou é intuído pelo espírito que prestará o auxílio em resposta ao necessitado.

Passes de Cura

Passes de cura, ou como estão sendo chamados mais comumente hoje em dia: passes de tratamento espiritual são normalmente receitados por espíritos à assistidos que precisam de reequilíbrio físico ou emocional e consistem em um tipo de passe especializado que visa no auxílio espiritual necessário para que o paciente se sinta mais fortalecido em sua jornada evolutiva. Para a continuidade do tratamento faz-se mister que o assistido assista a reuniões públicas e tenha compromisso na renovação de atitudes.

Cursos e Grupos de estudo

Todo centro possui turmas de Estudo Sistematizado da doutrina espírita onde se faz o curso desde O que é o espiritismo até o obras póstumas e oferece ao cursista a chance de conhecer e aprimorar seus conhecimentos de doutrina espírita. Existem também os cursos específicos para médiuns, monitores, voluntários da casa espírita e cursos livres de esperanto e outros livros espíritas. O curso é uma oportunidade impar do ser firmar seu compromisso com o entendimento e a aplicação da doutrina espírita em sua vida.

Livraria, biblioteca e evangelização

Na forma estrutural de centros normalmente encontramos espaços como livraria, onde se vendem livros espíritas onde o centro pode tirar uma pequena margem para manter suas obras sociais, custos de energia elétrica, locação ou contas em geral. Biblioteca, onde são emprestados livros espíritas mediante cadastramento dos interessados. Evangelização, onde crianças de 2 a jovens de 22 anos são divididos em faixas etárias para o ensino da doutrina espírita de acordo com a sua faixa etária e seu entendimento.

Assistência Social

Chegamos ao ponto crucial de todo centro espírita, onde nós aplicaremos nossos conhecimentos acerca da caridade e da necessidade de ajudarmos aos outros. A assistência social é a luz que todo centro espírita deixa sobre a terra. É através dela que os frequentadores tem a oportunidade de aplicar o conhecimento adquirido e a oportunidade que a providência divina tem de auxiliar nossos irmãos menos afortunados e mais necessitados. Normalmente requer um pequeno curso sobre voluntariado e o cadastramento de voluntários para que sejam feitos os trabalhos nos parâmetros legais sobre a lei do voluntariado.

Falamos aqui dos centros espíritas ditos “kardecistas”, onde já discorremos sobre as diferenças entre espiritismo e outras religiões espiritualistas. Esperamos que o artigo tenha esclarecido as dúvidas frequentes que se tem sobre esta maravilhosa instituição que é a casa espírita, que todos possam ter um caminho de consolo e esclarecimento na doutrina, muita paz!

Anúncios

6 comentários sobre “O Centro Espírita

  1. Meu nome é Gilmara gostaria de desenvolver como que eu faço? Minha mãe tem um centro de umbanda mas não pode mais trabalhar por que ela sofreu um acidente vascular cerebral. E eu gostaria de dar continuidade ao centro dela obrigada

    Curtir

    • Aqui neste artigo o foco é em centros espíritas, mas a teoria é a mesma em todo tipo de mediunidade, importante estudar as 5 obras básicas de allan kardec e principalmente o Livro dos médiuns para que vc através do conhecimento inicie sua possível jornada na provação do trabalho mediúnico

      Curtir

  2. Estou fazendo uma pesquisa sobre o que é ensinado nas Casas Espíritas. Hoje estive em uma Casa aqui em Viamão, RS, e fiquei abismado. Um grupo de pessoas estudava textos de um padre católico. Como estudo a Doutrina há mais de 40 anos, fiquei chateado com isso. Será que não temos material didático e informativo, produzido por nossos autores encarnados e desencarnados suficiente? Será que temos que buscar em outra religião ilustrações para o aprendizado das pessoas? Já vi muito absurdo por aí, mas este foi terrível.

    Curtir

  3. “Textos de um padre católico” a meu ver, Luiz, podem conter os mesmos ensinamentos dos textos de Kardec e, se os estavam estudando em uma Casa Espírita, provável é que estivessem justamente salientando as analogias em todas as religiões. O futuro do Planeta é a ausência de religiões, que têm provocado no mundo, guerras fratricidas em nome da Verdade que cada uma apregoa pertencer-lhe. Cada corrente religiosa tem um fragmento da verdade, não TODO e muito bom seria que pudéssemos encontrar pontos em comum na diversidade ou estaremos eternamente segregados, cada qual cultuando seu Deus particular que na verdade é o Deus de todos, muitas vezes matando e morrendo em nome Dele, o que não parece ser a vontade de um Pai que nos deseja irmãos uns dos outros, à despeito da religião de cada qual, conversando sobre Ele sem divergências ou antagonismos que apenas nos afastarão Dele, a pretexto de nos religar a Ele.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s