Suicídio e suas consequências segundo o espiritismo

nossolarumbral

Esta é uma questão complicada e que traz muito sofrimento às almas que dela sofrem.

O suicídio é o ato de um indivíduo, deliberadamente, encurtar a própria vida. Suicídios acometem pessoas em todas as camadas sociais e por diversos motivos, desde depressão, problemas financeiros, amores não correspondidos e por ai vai.

Mas como vamos olhar o tema pela visão espírita vamos analisar primeiramente o que nos diz o livro dos espíritos nas perguntas 943 e 944:

943. Donde nasce o desgosto da vida, que, sem motivos plausíveis, se apodera de
certos indivíduos?

“Efeito da ociosidade, da falta de fé e, também, da saciedade.” “Para aquele que usa de suas faculdades com fim útil e de acordo com as suas aptidões naturais, o trabalho nada tem de árido e a vida se escoa mais rapidamente. Ele lhe suporta as vicissitudes com tanto mais paciência e resignação,quanto obra com o fito da felicidade mais sólida e mais durável que o espera.”

944. Tem o homem o direito de dispor da sua vida?

“Não; só a Deus assiste esse direito. O suicídio voluntário importa numa transgressão desta lei.”

Vemos que segundo os espíritos a causa principal do suicídio é a ociosidade espiritual. mas o que seria isso? A pessoa que não vê objetivos na vida e nem se sente estimulada à buscar qualquer ocupação útil. Claro que isso não é unica causa, porém buscamos explorar os principais motivos antes a fim de estudarmos juntos os aspectos de problema de grande consequência para o ser.

Alguns dão fim a vida a fim de fugir dos diversos problemas causados pela vida, talvez se encontrando em situações difíceis esses espíritos buscam na morte a fuga de tamanhos sofrimentos. Kardec também busca resposta à essa indagação:

946. E do suicídio cujo fim é fugir, aquele que o comete, às misérias e às decepções
deste mundo?
“Pobres Espíritos, que não têm a coragem de suportar as misérias da existência! Deus ajuda aos que sofrem e não aos que carecem de energia e de coragem. As tribulações da vida são provas ou expiações. Felizes os que as suportam sem se queixar, porque serão recompensados! Ai, porém, daqueles que esperam a salvação do que, na sua impiedade, chamam acaso, ou fortuna! O acaso, ou a fortuna, para me servir da linguagem deles, podem, com efeito, favorecê-los por um momento, mas para lhes fazer sentir mais tarde, cruelmente, a vacuidade dessas palavras.”

Nesta resposta os espíritos nos mostram que NENHUM sofrimento foge à Deus e Ele não tarda à auxiliar o ser a passar pela adversidade necessária. Sabemos da lei de ação e reação que os espíritos em sofrimento espiam algum tipo de falta ou passam por uma prova necessária a elevação espiritual. Quanto maior a provação maior o avanço que o espírito obterá em concluindo esta etapa.

Sendo assim percebemos o enorme atraso que o suicídio causa ao processo evolutivo da criatura. De fato além de “parar no tempo” na progressão espiritual o indivíduo comete crime à lei de preservação e sobrevivência que todos nós trazemos dentro de nós.

Tais argumentos são apresentados na resposta à seguinte pergunta:

950. Que pensar daquele que se mata, na esperança de chegar mais depressa a uma
vida melhor?
“Outra loucura! Que faça o bem e mais certo estará de lá chegar, pois, matando-se, retarda a sua entrada num mundo melhor e terá que pedir lhe seja permitido voltar, para concluir a vida a que pôs termo sob o influxo de uma ideia falsa. Uma falta, seja qual for, jamais abre a ninguém o santuário dos eleitos.”

Agora percebemos o quanto o suicídio pode ser danoso à evolução espiritual e aqueles que buscam neste ato a fuga de suas dores acabam por ampliá-las no além túmulo.

O suicídio indireto

Chama-se suicídio indireto, o ato de um ser fazer a si mesmo um mal consciente que pode lhe levar à doenças e inclusive ao óbito. Um exemplo é o ato de fumar. Todos atualmente sabem o mal que faz fumar cigarros e quem o faz tem a culpa equivalente a de um suicida comum. Um outro exemplo é o de André Luiz, na obra Nosso Lar de Chico Xavier. Nela André Luiz é acusado de suicida pois sua morte foi devido à excessos alimentares tais que seu fígado perispiritual ficou com a marca deste desequilíbrio. Existem Outros mais tipos de suicídios indiretos, que não são o ato de matar-se de imediato e propositadamente, mas sim de fazer algo que possa lhe trazer malefícios energéticos capazes de comprometer-lhe a organização física e perispiritual.

O que acontece com o espírito suicida?

Como sabemos no espiritismo cada caso é um caso e existem inúmeros fatores que podem levar à uma conclusão diferente para cada situação específica. Listarei aqui algumas das possibilidades não sendo elas todas as possíveis mas as mais comumente contadas em literaturas espíritas e em reuniões mediúnicas.

Ao se suicidar um espírito abaixa seu campo vibracional automaticamente devido ao crime cometido contra a própria vida. Isso leva à todo tipo de sensações de níveis mais baixos podendo causar no espírito incríveis sentimentos de culpa, já que no mundo espiritual a consciência do ser tem voz muito mais ativa que no mundo corporal o suicida pode sofrer por muitos anos de uma culpa que corrói o seu psiquismo levando à beira da loucura espiritual.

Também existem casos desses espíritos ficarem de tal forma tão fora de si que acabam sendo presas fáceis dos vampiros energéticos. espíritos sombrios que aproveitam-se de espíritos errantes em sofrimento para sugar-lhe as energias residuais pós-desencarne (vide a obra Nosso Lar de André Luiz).

Há também um lugar chamado vale dos suicidas, onde energeticamente os espíritos que cometessem tal ato se atraíam mutuamente. A médium Yvonne Pereira, em seu livro “Memórias de um Suicida”, fala do Vale dos Suicidas. Existem notícias em reuniões mediúnicas que o grupo de espíritos responsáveis pelo resgate neste campo espiritual chamados de Legião dos Servos de Maria. Atualmente correm notícias confirmadas em algumas reuniões mediúnicas de que o vale fora desfeito devido às reurbanizações espirituais (um tipo de limpeza energética que começa a ser feita lentamente nas regiões espirituais próximas à crosta devido à chegada do momento de elevação do planeta Terra para um mundo de regeneração). Sendo confirmado ou não sabe-se que ainda existem várias regiões no umbral onde espíritos em sofrimento, inclusive suicidas se reúnem devido à simpatia de pensamentos.

Ao reencarnar muitos suicidas vem com o órgão que foi atacado pelo suicídio indireto marcado, isso explica muitos defeitos congênitos. Podem ser espíritos que em vidas anteriores cometeram algum tipo de excesso que lhes causou uma marca perispiritual de tanta profundidade que ainda em outra vida os efeitos desta ação são percebidos em forma de distúrbios de saúde apresentados desde a infância.

Como evitar o suicídio ou que um ente amado tenha tais tendências?

Kardec nos responde dizendo que somente o trabalho, ou seja, uma ocupação útil que lhe traga a satisfação de estar sendo útil para o mundo e para si mesmo. Aos que possuem qualquer tipo de desordem mental, seja depressão ou qualquer tipo de problemas psicológicos, deve procurar sempre ajuda profissional, pois que a medicina na terra não deixa de ter efeito de forma alguma. lembre-se, a vida continua e o suicídio não irá lhe salvar de problemas e sim aumenta-los!

Busque os amigos, a família, que tem importante papel no auxilio para a recuperação do equilíbrio emocional do indivíduo. Ande com fé, tente ser grato às coisas que tem, já parou para pensar que muitas pessoas na África por exemplo tem MUITO menos que você e buscam sempre sobreviver?

é verdade que é uma situação complicada mas Deus está ao seu lado! Aos irmãos que possuem amigos que tentaram suicídio ou tem tendencias sérias à isso digo: não os desamparem! continuem orientando-os e buscando auxiliar-lhes à encontrar algo que possa lhes salvar de si mesmo.

Por fim Quero desejar que Deus ampare o coração de todos que se suicidaram e encontram-se em dor devido ao ato impensado contra a própria vida, que a luz se faça na vida de cada um e que possam reparar seu erro. Espero que o artigo tenha sido útil, apesar de um pequeno resumo espero que ajude nas discussões e debates referentes ao assunto! Muita Paz!

Anúncios

120 comentários sobre “Suicídio e suas consequências segundo o espiritismo

  1. Me formei ha 12 anos na melhor faculdade da america latina, e desde entao estou tentando arrumar um emprego decente. No Brasil as vagas de trabalho sao todas destinadas por indicacao. Nem adianta vc se candidatar a algo, porque sempre serao destinadas ao “sobrinho do diretor” ou o “filho do cliente importante que temos” e por assim vai. Nao é so vc se esforçar, nao competimos de igual pra igual com esse 1% privilegiado da populacao. Existe sim uma gramde injustica, e sinto que vou passar o resto da vida lutando contra algo que nao esta ao meu alcance. So queria ter uma vida, trabalhar e conseguir me manter. Me sinto humilhado e desvalorizado, um verdadeiro inutil, que esta ha 3 anos deitado na cama, na casa dos pais com 36 anos de idade. Ajuda da familia? Eles me veem aqui deitado, ha tres anos e simplesmente nao fazem nada, nao oferecem ajuda….. e ainda devem me achar um derrotado! Quando alguem tem alguma doenca, é operado, o que todos fazem? Vao visita-lo no hospital. Agora quando vc tem depressao as pessoas nao te visitam, o que so faz piorar a situacao. Neses tres anos nenhuma pessoa da minha familia veio aqui me ver, nem sequer me ligaram! Devem achar que sou um doente mental, ou que é contagioso, ou que eu poderia fazer algum mal a eles, nao sei… so sei que isso so piora, assim como perceber que as pessoas nao confiam mais em mim pra fazer tarefas corriqueiras como dirigir um carro ou fazer arroz! E eu so preciso tabalhar! Sair de casa e ter uma vida. Nao posso “fabricar” um emprego ou ser crucificado por nunca ter conseguido um…. mas, enfim, estou perdendo as esperancas em lidar com pessoas tao insensiveis e despreparadas para me ajudar e fazer com que eu saia dessa situacao. Deus, ta tudo nas suas maos.

    Curtir

    • Caro Octávio,

      Fiquei preocupado com seu relato, estou passando por um período bem complicado de minha vida também, perdi meu filho a pouco mais de um mês, ele tinha depressão, e eu tab, tenho buscado alternativas para sair desse estado tão grave, não é fácil. Penso que o caminho é juntar forças, buscar diálogo entre as pessoas que sofrem, e somente assim, quem sabe, conseguir estímulos pra vencer a depressão. Algumas ações devem ser feitas, como vc mesmo diz, as pessoas, não todas, mas muitas são insenssíveis a este mal que acomete milhões de pessoas no mundo. Com certeza, o suícidio não é solução. Ao contrário vai agravar o sofrimento. Caso queira Conversar procure Izoel no face. Tenho pensado em algumas alternativas… mas o certo é que precisamos somar esforços. Grande abraço!

      Curtir

      • Caro irmão, tenha fé em Deus, Jesus chamou todos vinde amin e eu aliviarei todos sofrimentos, seja forte. Caminha em direção au auto buscando Jesus, Deus abencoe voces irmão, busque sempre ajuda, essa é melhor solução.

        Curtir

    • Octavio, entendo sua frustração em relação a insensividade dos outros e a situação difícil da sua carreira. Realmente são coisas difíceis de se lidar. Mas acredito que você tem uma perspectiva tóxica do mundo e culpa os outros pelo que você tem a capacidade de mudar. Não estou dizendo que você é inferior ou idiota por isso, é um pensamento que todos temos às vezes, mas precisamos lutar contra e vestir o cinto da responsabilidade. Você não acharia libertador se descobrisse que você mesmo tem a capacidade de mudar tudo isso? Que você tem a capacidade de conseguir um ótimo emprego mesmo sem indicação?
      Não é ilusão o papo dos bem sucedidos de que o nosso esforço é sempre recompensado. Você pode lembrar do seu esforço de se formar pela USP que não foi recompensado, mas acredito que você se iludiu não em acreditar em uma recompensa por um esforço, mas em acreditar numa recompensa por um diploma, como se isso te garantisse uma vida boa pra sempre. Tente parar de procurar um emprego decente, e procure um emprego, puro e simples, por que todos são decentes. Se você está neste estado há 3 anos, isso mostra que você não está animado, e garanto pra você que qualquer recrutador percebe isso, seja pela energia que você passa ou até pela simples ausência de cursos extracurriculares e outras comprovações de esforço no currículo.
      Não escrevi esse texto pra dar uma de esnobe, realmente quero saber que você está melhor e por isso estou te escrevendo. Tente mudar sua perspectiva, por mais difícil que seja.
      Abraços, Octavio. Melhoras.

      Curtir

    • Octavio, não sei qual é sua área de formação, mas acho bom vc da uma olhada na Udemy.com, lá vc pode criar cursos e monetizá-los, compartilhando sua experiência, conheço pessoas que ganham muito mais que se estivesse empregado em uma empresa, hoje temos vários meios de empreender online, segue a dica espero que ajude vc.

      Curtido por 1 pessoa

  2. E qual o problema de ser um inútil, caso tenha fracassado? Eu tenho horror ao sentimento de luto, por isso não me suicido(pelo menos não enquanto jovem). Não há problema em viver uma vida vazia e sem sentido. A maioria quer se sentir preenchido, realizado, mas isso é impossível, ninguem consegue. Vivo sem proposito, viverei o maximo que for possivel, pois tenho HORROR ao sentimento de luto.

    Curtir

  3. A realidade é horrível porque a morte existe. E a morte é o pesadelo da realidade. Eu sou incapaz de viver e morrer sendo eu mesmo, pois o horror é sofrer na minha propria consciencia o pesadelo da morte. Por isso criei uma fantasia, uma realidade paralela, onde eu sou outro homem, que seja capaz de suportar todo sofrimento do mundo. Quem fracassou, que crie uma realidade paralela, onde haja um verdadeiro sentido de existir.

    Curtir

  4. MEU REINO NÃO É DESSE MUNDO, disse Jesus Cristo. Não adianta procurar a resposta no mundo material. Tudo que Jesus e também outros mestres disseram se refere ao mundo espiritual. Como compreender esse mundo? Segundo o Livro dos Espíritos, o espírito evolui com o trabalho. Trabalhar e estudar, priorizando um ou outro conforme a necessidade e possibilidade. Trabalho está difícil? Volte a estudar. Não acomode o cérebro. Veja assuntos diferentes daquele o qual vc se formou. Aprenda algo novo.. Vença a inércia. Isso amplia os horizontes. O universo é do tamanho que o enxergamos. Se limitarmos nosso pensamento, estaremos limitando nosso mundo. E na dificuldade, ore, Faça uma prece com o coração. Por mais simples que seja, o universo irá responder. Tenha certeza.

    Curtir

  5. Caros amigos aflitos, muita paciência na alma e no coração, o maior bem que temos é a vida e somente Deus tem o direito de tirar. As pessoas que se suicidam vem na próxima encarnação com algum defeito físico para impedir que faça novamente, e se persistir com o suicídio poderá vir sem os membros ou incapacitado mental para não ter mais condições do ato e poder cumprir sua missão encarnado. A missão não é fácil para ninguém, a maioria de vocês esta com algum espírito obsessor, imaginem vocês sintonizando uma rádio nas músicas que vocês gostam, isso é um exemplo dos pensamentos que vocês estão tendo de negativo, ou seja, estão sintonizando eles e os obsessores sentem essa vibração negativa e sugam vocês ao máximo de forma a induzí-los ao suicídio. a solução para isso é na mesma sequencia pensar em coisas boas que lhes dão alegria, principalmente falar e mentalizar Jesus. Vocês devem procurar ajuda de algum centro espírita para receber orientação e fazer uma limpeza, se possível fazer um curso da Doutrina Espírita para entender as causas e de como proceder para sua evolução, também existe livros a respeito para orientá-los. Mas se não querem procurar um centro de estudos espírita, passem a frequentar uma religião e orar muito, pois o obsessores não gostam disso. Fiquem com a benção de Deus, que seu filho Jesus possa confortá-los neste momento difícil.

    Curtir

  6. Hoje é 07/03/2018-Sou o João Carlos 52 anos formado em Direito sem trabalho a 7anos.Sou casado com uma mulher maravilhosa guerreira ;Tenho tbém uma filha que amo muito de 16 anos uma mãe e uma irmã que amo muito ..Cheguei ao fundo do poço ..Nunca vi uma país que dificulta tanto para o seu povo…Não tenho como me virar mais ….Vou me me despedindo de vcs……

    Curtir

    • O amor, o verdadeiro amor, tudo suporta! Amar não é apenas beijar, abraçar ou trocar carícias, mas desejar o bem de nossos semelhantes, mesmo que distantes, mesmo que desconhecidos. Emanar nossas vibrações sublimes em prol do amor universal engrandece e empodera o espírito. Não desista de si, apenas liberte sua mente para o verdadeiro amor!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s