Suicídio e suas consequências segundo o espiritismo

nossolarumbral

Esta é uma questão complicada e que traz muito sofrimento às almas que dela sofrem.

O suicídio é o ato de um indivíduo, deliberadamente, encurtar a própria vida. Suicídios acometem pessoas em todas as camadas sociais e por diversos motivos, desde depressão, problemas financeiros, amores não correspondidos e por ai vai.

Mas como vamos olhar o tema pela visão espírita vamos analisar primeiramente o que nos diz o livro dos espíritos nas perguntas 943 e 944:

943. Donde nasce o desgosto da vida, que, sem motivos plausíveis, se apodera de
certos indivíduos?

“Efeito da ociosidade, da falta de fé e, também, da saciedade.” “Para aquele que usa de suas faculdades com fim útil e de acordo com as
suas aptidões naturais, o trabalho nada tem de árido e a vida se escoa mais rapidamente. Ele lhe suporta as vicissitudes com tanto mais paciência e resignação,quanto obra com o fito da felicidade mais sólida e mais durável que o espera.”
944. Tem o homem o direito de dispor da sua vida?

“Não; só a Deus assiste esse direito. O suicídio voluntário importa numa transgressão desta lei.”

Vemos que segundo os espíritos a causa principal do suicídio é a ociosidade espiritual. mas o que seria isso? A pessoa que não vê objetivos na vida e nem se sente estimulada à buscar qualquer ocupação útil. Claro que isso não é unica causa, porém buscamos explorar os principais motivos antes a fim de estudarmos juntos os aspectos de problema de grande consequência para o ser.

Alguns dão fim a vida a fim de fugir dos diversos problemas causados pela vida, talvez se encontrando em situações difíceis esses espíritos buscam na morte a fuga de tamanhos sofrimentos. Kardec também busca resposta à essa indagação:

946. E do suicídio cujo fim é fugir, aquele que o comete, às misérias e às decepções
deste mundo?
“Pobres Espíritos, que não têm a coragem de suportar as misérias da existência! Deus ajuda aos que sofrem e não aos que carecem de energia e de coragem. As tribulações da vida são provas ou expiações. Felizes os que as suportam sem se queixar, porque serão recompensados! Ai, porém, daqueles que esperam a salvação do que, na sua impiedade, chamam acaso, ou fortuna! O acaso,
ou a fortuna, para me servir da linguagem deles, podem, com efeito, favorecê-los por um momento, mas para lhes fazer sentir mais tarde, cruelmente, a vacuidade dessas palavras.”

Nesta resposta os espíritos nos mostram que NENHUM sofrimento foge à Deus e Ele não tarda à auxiliar o ser a passar pela adversidade necessária. Sabemos da lei de ação e reação que os espíritos em sofrimento espiam algum tipo de falta ou passam por uma prova necessária a elevação espiritual. Quanto maior a provação maior o avanço que o espírito obterá em concluindo esta etapa.

Sendo assim percebemos o enorme atraso que o suicídio causa ao processo evolutivo da criatura. De fato além de “parar no tempo” na progressão espiritual o indivíduo comete crime à lei de preservação e sobrevivência que todos nós trazemos dentro de nós.

Tais argumentos são apresentados na resposta à seguinte pergunta:

950. Que pensar daquele que se mata, na esperança de chegar mais depressa a uma
vida melhor?
“Outra loucura! Que faça o bem e mais certo estará de lá chegar, pois, matando-se, retarda a sua entrada num mundo melhor e terá que pedir lhe seja permitido voltar, para concluir a vida a que pôs termo sob o influxo de uma ideia falsa. Uma falta, seja qual for, jamais abre a ninguém o santuário dos eleitos.”

Agora percebemos o quanto o suicídio pode ser danoso à evolução espiritual e aqueles que buscam neste ato a fuga de suas dores acabam por ampliá-las no além túmulo.

O suicídio indireto

Chama-se suicídio indireto, o ato de um ser fazer a si mesmo um mal consciente que pode lhe levar à doenças e inclusive ao óbito. Um exemplo é o ato de fumar. Todos atualmente sabem o mal que faz fumar cigarros e quem o faz tem a culpa equivalente a de um suicida comum. Um outro exemplo é o de André Luiz, na obra Nosso Lar de Chico Xavier. Nela André Luiz é acusado de suicida pois sua morte foi devido à excessos alimentares tais que seu fígado perispiritual ficou com a marca deste desequilíbrio. Existem Outros mais tipos de suicídios indiretos, que não são o ato de matar-se de imediato e propositadamente, mas sim de fazer algo que possa lhe trazer malefícios energéticos capazes de comprometer-lhe a organização física e perispiritual.

O que acontece com o espírito suicida?

Como sabemos no espiritismo cada caso é um caso e existem inúmeros fatores que podem levar à uma conclusão diferente para cada situação específica. Listarei aqui algumas das possibilidades não sendo elas todas as possíveis mas as mais comumente contadas em literaturas espíritas e em reuniões mediúnicas.

Ao se suicidar um espírito abaixa seu campo vibracional automaticamente devido ao crime cometido contra a própria vida. Isso leva à todo tipo de sensações de níveis mais baixos podendo causar no espírito incríveis sentimentos de culpa, já que no mundo espiritual a consciência do ser tem voz muito mais ativa que no mundo corporal o suicida pode sofrer por muitos anos de uma culpa que corrói o seu psiquismo levando à beira da loucura espiritual.

Também existem casos desses espíritos ficarem de tal forma tão fora de si que acabam sendo presas fáceis dos vampiros energéticos. espíritos sombrios que aproveitam-se de espíritos errantes em sofrimento para sugar-lhe as energias residuais pós-desencarne (vide a obra Nosso Lar de André Luiz).

Há também um lugar chamado vale dos suicidas, onde energeticamente os espíritos que cometessem tal ato se atraíam mutuamente. A médium Yvonne Pereira, em seu livro “Memórias de um Suicida”, fala do Vale dos Suicidas. Existem notícias em reuniões mediúnicas que o grupo de espíritos responsáveis pelo resgate neste campo espiritual chamados de Legião dos Servos de Maria. Atualmente correm notícias confirmadas em algumas reuniões mediúnicas de que o vale fora desfeito devido às reurbanizações espirituais (um tipo de limpeza energética que começa a ser feita lentamente nas regiões espirituais próximas à crosta devido à chegada do momento de elevação do planeta Terra para um mundo de regeneração). Sendo confirmado ou não sabe-se que ainda existem várias regiões no umbral onde espíritos em sofrimento, inclusive suicidas se reúnem devido à simpatia de pensamentos.

Ao reencarnar muitos suicidas vem com o órgão que foi atacado pelo suicídio indireto marcado, isso explica muitos defeitos congênitos. Podem ser espíritos que em vidas anteriores cometeram algum tipo de excesso que lhes causou uma marca perispiritual de tanta profundidade que ainda em outra vida os efeitos desta ação são percebidos em forma de distúrbios de saúde apresentados desde a infância.

Como evitar o suicídio ou que um ente amado tenha tais tendências?

Kardec nos responde dizendo que somente o trabalho, ou seja, uma ocupação útil que lhe traga a satisfação de estar sendo útil para o mundo e para si mesmo. Aos que possuem qualquer tipo de desordem mental, seja depressão ou qualquer tipo de problemas psicológicos, deve procurar sempre ajuda profissional, pois que a medicina na terra não deixa de ter efeito de forma alguma. lembre-se, a vida continua e o suicídio não irá lhe salvar de problemas e sim aumenta-los!

Busque os amigos, a família, que tem importante papel no auxilio para a recuperação do equilíbrio emocional do indivíduo. Ande com fé, tente ser grato às coisas que tem, já parou para pensar que muitas pessoas na África por exemplo tem MUITO menos que você e buscam sempre sobreviver?

é verdade que é uma situação complicada mas Deus está ao seu lado! Aos irmãos que possuem amigos que tentaram suicídio ou tem tendencias sérias à isso digo: não os desamparem! continuem orientando-os e buscando auxiliar-lhes à encontrar algo que possa lhes salvar de si mesmo.

Por fim Quero desejar que Deus ampare o coração de todos que se suicidaram e encontram-se em dor devido ao ato impensado contra a própria vida, que a luz se faça na vida de cada um e que possam reparar seu erro. Espero que o artigo tenha sido útil, apesar de um pequeno resumo espero que ajude nas discussões e debates referentes ao assunto! Muita Paz!

Anúncios

101 comentários sobre “Suicídio e suas consequências segundo o espiritismo

  1. eu penso que elas merecem o perdão e ajuda imediata porque pra chegar ao ato estavam fora do seu ser normal portanto não conseguem ver o tamanho do mal que estão causando a ele mesmo.

    Curtir

  2. Meu irmão era espírita tinha todo o conhecimento espiritual sabia como era o suicídio e resolveu se suicidar-se a seis meses. …não me conformo com a morte dele sofro muiito todos os dias choro pergunto pq ele fez isso contra sua própria vida….enfim inconformada novo com apenas 35 anos 😭😭😭

    Curtir

    • passo por isso tb shirley 2 irmãos meu se suicidaram um rapaz de 27 anos policial alegre e lindo e uma moça de 15 anos linda e alegre tb sinto a dor ate ahoje.

      Curtir

    • mINHA FILHA TB ERA ESIRITA E ENFERMEIRA PSIQUIATRICA E SE SIUCIDOU EM 13 DE MAIO DE 16. NAO CONSIGO ENTENDER NEM ACEITAR… FIQUEI DORMINDO COM ELA POR TRES MESES E FOI INDICADO INTERNAÇÃO, E NO TERCEIRO DIA SE ENFORCOU NA CLINICA. . meu DEU peço
      FORÇAS, MINHA UNICA FILHA E DEIXOU UMA MENININHA DE 4 ANOS.Ela tambem tinha 35 anos apenas,

      Curtir

      • Cara irmã,
        Imagino sua dor.
        Irei orar por ti sua família e netinha.
        Faço parte de um grupo de oração, caso queira entre em contato… força e luz.
        Cláudia Castro

        Curtir

      • Deus conforte seu coração, vamos orar por ela, você tem que ser forte, tem uma neta linda para cuidar, entrega p Deus todo seu sofrimento, confie nele e continue.

        Curtir

    • Minha cara Shirley,
      Imagino que sua dor se mistura a … Conhecimento não basta.
      Mas, falar abertamente sobre SUICÍDIO é algo que devemos sempre fazer… pois você afirma que ele planejou 6meses antes.
      Força, se desejar Oração para ele e sua família… faço -parte de um grupo de oração.

      Curtir

    • Eu penso em me suicidar ,não tenho ajuda converso sempre com Deus a 43 anos venho pedindo ajuda espiritual. Cheguei em um estágio cansativo,estou sem forças. Acho que os espíritos de luz não gostam de mim.quero ir para outro plano não importa como vai ser.

      Curtir

      • Célia querida, a vida é cheia de surpresas, mas tudo pode ser resolvido e te digo passa. Não sei que religião vc segue, mas vá a procura de uma igreja, centro espirita. Aonde vc for pedir auxilio com certeza terá muitas pessoas dispostas a te ajudar da melhor forma. Não pense em tudo negativamente, se abra pra vida! Eu mesma estou passando por um problema financeiro grande, e jamais deixaria meus filhos que são os meus amores, luto pra escapar de qualquer forma, mas não os deixo. Não se isole e nem se feche pra ninguém, se ame em primeiro lugar sempre!

        Busque ajuda aonde puder, e avante!

        Curtir

      • Irmã,não pense assim… Você é muito amada por Deus sim. Seja forte. Resista. Não se deixe vencer pelo desânimo não.

        Curtir

  3. Mesmo com conhecimento sinto muita vontade de me matar as vezes, tomara que nunca conclua isso, as vezes chego em casa desesperado e triste, e com a cabela vazia… Apenas revolta, acredito que em um condição dessas a pessoa chega a se suicidar, pois não está sã. Normalmente nesses dias durmo muito revoltado e acordo bem melhor, o que eu acredito? Uma vez fui a uma casa espirita e um cara falou q eu tenho a sensibilidade muito aflorada, não vou mentir, nunca quis mal de ninguem quero apenas o bem de todos, mas sigo minha vidinha aqui… Acho que espiritos obsessores se aproveitam disso, jogam muita merda na sua cabeça… Fracassos e tudo mais, mas durante o sono os bem feitores dão uma aliviada. Pode ser isso, vai saber…

    Curtir

    • Nossa, duke, eu sinto exatamente a mesma coisa de você. Mas a minha revolta é ainda pior, acredito. Eu não quero acabar com a minha vida com a esperança de ter uma vida melhor futuramente. Eu simplesmente não quero mais existir. Não acho justo sermos escravizados por um ser superior que se faz de bonzinho e que amam a todos. Sou escravo da minha própria alma. Minha revolta é tamanha que eu sinto vontade de ferir outras pessoas pra que esse deus bonzinho perceba que não vale a pena manter à força aqueles que não querem mais existir.

      Curtir

      • Eu tb penso como vc às vezes, queria ter a permissao de decidir que nao quero mais existir, meu espírito, meu corpo, queria que tudo virasse pó e acabar com minha existência e as futuras. Mas por saber que isso nao teria como, eu venho pensando, pois acredito realmente que nao temos consciencia realmente de como tudo funciona e qual a finalidade das coisas, entao creio que Deus realmente tem alguma coisa muito especial e maravilhosa pra nós, quando finalmente passarmos por todos esses testes. Tente mudar a sua visao das coisas, já que de qualquer forma, no fundo nao temos controle sobre nossa existência. Nao adianta nadar contra a correnteza. Tem dias que estou mal, mas desde que decidi que o mundo é do jeito que a gente, vê, e o dia que estou bem, realmente tudo parece estar melhor, me faz acreditar que vale a pena sim lutar. Espero que vc consiga encontrar uma maneira de lidar com isso, sinto que vc é uma pessoa esclarecida, e portanto como eu, com certeza sabe que o suicídio, é só adiar um problema que ainda vai vir com juros. Desejo toda energia positiva que houver nesse mundo e que vc encontre um caminho para ver as coisas de forma mais positiva. Fique com Deus

        Curtir

      • Minha cara Shirley,
        Imagino que sua dor se mistura a … Conhecimento não basta.
        Mas, falar abertamente sobre SUICÍDIO é algo que devemos sempre fazer… pois você afirma que ele planejou 6meses antes.
        Força, se desejar Oração para ele e sua família… faço -parte de um grupo de oração.

        Curtir

      • Tirando a parte de ter vontade de ferir outras pessoas, faço das tuas palavras as minhas.
        Tenho uma boa vida, familia bem estruturada, raso estudo espirita, ja frequentei umbanda e inclusive já trabalhei em uma casa espirita em uma sala de cura. Mas o sentimento que tenho é o seu… não quero estar aqui e simplesmente não acho certo ser escravo desta situação.
        Tenho que viver feliz, aprender e ensinar o amor diariamente, engolir todos os sapos pra que???

        Qual o sentido disso tudo?

        Não consigo frequentar igrejas e desanimo dos centros… não por bloqueio… pq quando chegam e falam que tenho que crer em Deus e todo aquele sermão… me pergunto.. pra que? por que? e pra qual finalidade ele me colocaria aqui, “abandonado”. Isto se ele, no caso Deus, vier de fato a existir e prezar por nós…. enfim… não sei mais nada.

        Curtir

    • Minha cara Shirley,
      Imagino que sua dor se mistura a … Conhecimento não basta.
      Mas, falar abertamente sobre SUICÍDIO é algo que devemos sempre fazer… pois você afirma que ele planejou 6meses antes.
      Força, se desejar Oração para ele e sua família… faço -parte de um grupo de oração.

      Curtir

    • Amigo, estou convivendo com a dor de perder meu unico filho ha um ano.
      Ele se suicidou. Senti muita vontade de me matar tb. Pois, ja sou viuva, ja enterrei pai, mae e uma irma. O restante da minha familia mora muito distante e num lugar onde nao tenho como trabalhar pra me sustentar. Muitos dos q se dizem amigos, na verdade nem se importam comigo…
      Sinto fata de companhia e principalmente do meu filho.
      A vida nunca foi facil pra mim. Trabalho desde os 10 anis de idade, vim de familia muito pobre. Passei muita fome, privaçoes de todos os tipos e por muitas outras coisas q nem vou citar aqui.
      Trabalhei duro e fiquei ate q numa situaçao confortavel. Mas o q sinto mais falta e do meu filho.
      Quando esses pensamentos ruim vierem na sua mente, lembre se da dor q uma mae sente qd perde seu filho. Sua vida, sua dor ou problema nao pode ser pior do q a dor de enterrar um filho!
      Hj, eu custumo dizer: Antes de enterrar meu filho, eu PENSAVA q eu sabia o q era sofrimento!
      Nao me suicidei, porq sei q eu causaria mais dor ainda em outras pessoas.
      Fiquem com Deus.

      Curtir

      • Minha querida amiga
        Faço minhas as suas palavras, pois eu também já sofri muito tive dois únicos filhos tambem partiram com doença provocada pela droga todos aqueles que perderam um filho sabem qual é tamanha dor ver um filho num caixão pois eu vi dois um com 25 e outro com 33 .
        O mais velho fáz 17 anos que partiu e o mai vovo de 33 paratiu fez 5 anos.
        Eles cumpriram a sua tarefa neste plano terreno e Deus chamou-os para descançar.
        Eu sou um Médium de cura de mãos ´poder da mente e de desobsção por isso eu entendo qual é o processo e não entrar não revolta que nos pode levar a pensar no suicídio como já foi dito aqui vai aumentar ainda mais o sofrimento.
        Tenho o conhecimento espiritual que meu filho foi ordenado pela Mãe de nós todos que é Mãe Maria como ele diz que através do Anjo lhe foi dito para fazer parte de uma Reeunião de Espirítos para resgatar irmãos sofredores para a luz. Depois de ele dar esta mensságem disse que tinha que ir embora porque os amiguinhos dele irmãos sofredores já estavam há espera dele.
        Por isso minha irmã depois de uma grande dor Deus deu-me uma grande alegria de saber que a meu filho lhe foi entregue uma grandiosa tarefa.
        Por isso amados irmãos e irmãs pensem o que Deus tem reservado para vossos filhos e vossos irmãos não entrem na revolta e não pensem em suicídio.
        Saudações Cristicas para todos todos vós.

        Curtir

    • Duke, acima fiz um comentário na postagem da Célia que acredito também poderá auxiliá-lo em teu drama.
      Devemos sempre fazer esforços para olhar a vida com mais alegria. Parar, olhar o sol, se o dia for de sol, a chuva, se estiver chovendo, as nuvens, quando passeiam pelo céu. Em tudo vemos a sabedoria de Deus que a tudo dirige. Muitas vezes, a tempestade se nos apresenta como algo destruidor, porque não compreendemos o seu papel saneador, que limpa a atmosfera e nos dá um ar mais saudável.
      A dor de cada um só essa pessoa conhece. Não podemos aquilatar o sofrimento de ninguém nem menosprezá-lo. No entanto, somos todos filhos de Deus, herdeiros do Universo, como não cansa de repetir Divaldo Pereira Franco.
      Temos a vida que o Pai nos deu e por ela somos imortais. Deus nos reserva a vitória de nossas dores. Para isso precisamos nos ver como irmãos, companheiros de jornada, necessitados uns dos outros e todos amparados pelo Criador.
      Como Ele faz isso? Nos colocando ao lado irmãos que nos estendem a mão quando precisamos. Quando permitimos, melhorando apenas um pouco nosso padrão vibratório, e isso pode ser conseguido pela meditação, pela oração, ideias salutares, como a de nos dirigirmos a alguém, por qualquer meio a disposição, e através dessa pessoa, como foi no meu caso (vê o comentário que fiz na postagem da Célia), numa conversa franca e amigável recuperar o ânimo e ter mais paciência, fé em nós mesmos e, acima de tudo, em Jesus e em Deus.
      Dá ouvido à voz da inspiração Divina, que é o apelo do teu guia espiritual a te sugerir a melhor resolução par as dificuldades enfrentadas. Busca orientação profissional e espiritual e verás que tudo passa, como dizia Chico Xavier, e amanhã para todos nós chegará radioso muito além do que imaginamos. Para isso, basta que tenhamos paciência. O tempo se encarrega de solucionar aquilo que hoje nos parece sem solução. Muita paz e que Deus te abençoe!

      Curtir

  4. Quanto ao suicídio indireto, se eu opto viver num grande centro urbano, com todos os perigos que eu sei que corro, ou então o alto índice de poluição, ou trabalhar em algo que eu goste que apresente grandes riscos eu irei ser punido? Não entendi muito essa questão, mas se for como eu to pensando não faz sentido.

    Curtir

    • Suicídio indireto, é quando vc pratica algo contra a sua saúde. Tipo: beber excessivamente, dirigir em alta velocidade acima do permitido, usar drogas, etc. São coisas ou situações que vc não quer se suicidar diretamente, mas pelo uso, ou pela forma, indiretamente pode levar a morte do corpo mais rápido. Isso seria o suicídio indireto.

      Curtir

  5. Bem minha humilde opinião e que so quem passa por este momento e que sabe oque este irmão ou irmã veio a tomar tal decisão tudo e o momento pelo que ambos vem passando problemas financeiro familiares amorosos e tantos outros que acaba nos deixando angustiados vendo que seja qual lado você olhar não encontra solução que você esperava. Exta e a hora. Que o desgosto de tudo aparece principalmente o da vida nesta hora ficamos cegos e não enxergamos as soluções a vida ao nosso redor so Amargura de tudo e de todos o sentimento de fracasso toma conta tudo de negativo se apodera de você e ai o inevitável acontece . Covardia inexperiência um fraco um maluco retardado eu acho que não resposta so ele Obs oque ele estava sentindo na hora .. Devemos horar irmão e pedir aos bons Espíritos que nos de força para passarmos por todas as tribulações ………… Luiz

    Curtir

  6. Viver é um grande desafio,a batalha espiritual acontece a todo momento, ninguém é feliz o tempo todo. Penso que somos metade positivo e metade negativo,também temos o livre arbítrio e podemos escolher que caminho tomar. Deus nos dá esse direito, embora temos que ser conscientes de que toda atitude tem consequência que somos frutos das nossas escolhas e cabe a cada um buscar o equilíbrio entre as forças do bem e do mal. Cavucar, cultivar e desenvolver o que há de positivo em nós vai nos ajudar nessa jornada, direcionar nossos pensamentos e atitudes para a prática do bem, do amor, do perdão e do servir. Cultivar pensamentos bons, acreditar, ter fé, confiança que tudo é pra melhorar, mesmo os momentos mais difíceis nos ensinam alguma coisa e quando aprendemos nos sentimos mais fortes e isso contribui para a nossa evolução como pessoa, como um ser que veio a esse mundo para torná-lo um pouco melhor. Temos um Deus Poderoso,vale apena acreditar,desistir de viver não vai resolver os nossos problemas, ser perseverante é fundamental. Aqueles que perderam filhos, amigos e parentes deixo aqui o meu carinho,amor e respeito. Que a paz e a Luz Divina iluminem suas vidas! Um grande beijo em seus corações! Que a benção de Deus os acompanhem! Amém!!!!

    Curtir

  7. Deus, em sua infinita bondade e sabedoria, nos dá tds respostas nos momentos certos.
    A vida não eh uma brincadeira.
    Somos testados a cada minuto,para evoluirmos e descobrir as respostas. Cabe a nós, tirarmos do sofrimento, a lição do porque que estamos passando por isso.
    Tb pensava em suicídio, achava que meus problemas eram enormes, até o dia que minha avó teve câncer e eu fiquei hospedada com ela no Pérola Bington por quinze dias. O sofrimento foi triste, pois ela sempre foi minha mãe, meu porto seguro. Mas, embora fosse ela, comecei a ver as dezenas de mulheres, de tds idades, que lá estavam, suplicando por um sopro de vida, por uns momentos a mais com suas famílias. Foi ali que percebi meu egoísmo, minha fraqueza, minha imbecilidade.
    Com sua morte, arquei com a responsabilidade de cuidar de meu avô, que foi o último pedido dela pra mim. Cresci, amadureci, e cuidei dele até o fim, sem nunca mais pensar em suicídio e sim em cumprir tds as missões que a mim foram designadas por Deus.
    O melhor tratamento a um pré suicida, eh coloca-lo diante ao sofrimento real. O abstrato some, qdo a realidade bate na porta. Bjs e muita luz!

    Curtir

    • Desculpe, mas acho que o sofrimento alheio é impossível de medir. Às vezes a pessoa se sente tão infeliz que para a mente dela o melhor é por fim a isso. Eu sofro imensamente porque no fundo nunca quis tirar minha vida, só queria acabar com a dor. Mas tem sempre pessoas que não vão achar que sua dor e seu sofrimento é verdadeiro, que só quem tem desgraça mesmo em volta sabe o que é sofrer. pois te digo que os tais “desígnios de Deus” são bem arbitrários as vezes, pois eu sofro sem razão aparente. Tenho um filho lindo, uma família incrível que sempre me apoiou, e sinto essa dor, esse vazio, essa sensação que tudo que estamos vivenciando aqui na Terra não tem um propósito, uma utilidade prática.

      Curtir

  8. Ei você que pensa em suicidar, espero que essa mensagem chegue até você.
    Quem nunca pensou que sua vida é merda? Quem nunca pensou em desistir da sua própria vida?
    Isso faz parte da vida, quando chegamos ao fundo do poço a melhor saída parece o suicídio. Quando pensamentos desse tipo passa por minha cabeça, eu penso e reflito! Posso ser a pessoa mais miserável do mundo, sofrido humilhações, torturas e amores não correspondidos, mas desistir da minha vida JAMAIS! Essa é uma luta que nenhum de nos podemos desistir, você pode ser tudo mas jamais um covarde! Pense e reflita antes de tirar sua própria vida, será que vale mesmo a pena deixar de existir pelos problemas que a vida lhe trás? Seja forte, lute, seja incansavelmente chato e perspicaz até os últimos dias de sua vida! Então quando o seu dia chegar naturalmente, você se sentira extremamente orgulhoso, feliz e realizado, por ter passado por todas as dificuldades sem dispor do seu bem mais precioso, SUA VIDA!
    Nos momentos de angustia proferir estas palavras: ” Deus, eu só vejo escuridão e nela me perco, minha vida não faz mais sentido e a angustia me consome, por isso lhe peço para ascender uma luz e revigorar meu espírito, para que eu possa enfrentar a escuridão e jamais desistir da minha vida que assim seja, amem.”

    Curtir

  9. Sinto,grande,vontade,de,descansar,quero,deixar,este,mundo.
    Sofro,com,meu,filho,Rodrigo,nao,sei,mais,como,agir……………….cansada
    Ele,nao,é,viciado,é,esforçado,mas,tem,algo,que,nao,encaixa.

    Curtir

  10. Após ler os diversos comentários aqui, cheguei a uma conclusão: alguns aqui estão malucos. Acabam de ler um texto em que se mostra as consequências do suicídio e ao invés de afastar essa péssima ideia da cabeça, continuam alimentando essa vontade. Vai entender o ser humano…

    Curtir

  11. Toda vez que sentirem esse desespero e essa dor imensa destilar suas almas, por favor, orem, orem, orem.
    Orem até esse sentimento ruim passar, imaginem vcs rodeados de luz, de alegrias e de espíritos iluminados ao redor de todos vcs.
    Lembrem-se: viver é a melhor saída!

    Curtir

  12. Meu nome é Rafael, estou pedindo a minha Morte por algum Espírito Elevado que me informe o dia, o mês e o ano para talvez me libertar e descansar desta horrenda vida DESGRAÇADA, embora tive um sonho em que minha irmã falou-me que morreria daqui a treze anos…
    Tenho 29 anos, e já poderia estar fazendo muita Bondade, Caridade e Humanidade aos outros, mas devida a esta tortura mental de extrema crueldade a que tanto padeço e imploro a morte, NÃO (estou dizendo NÃO) me é possível, pois tal sofrimento desmedido me IMPEDE por sua desmesurada força…
    Sofro de extrema agonia, depressão, angústia, raiva desmedida capaz de eu cometer atrocidades incalculáveis superiores a Hitler: tudo isso por causa da chamada SÍNDROME DE TOURRETE, a PIOR doença deste planeta de provas e expiações…
    EU ESTOU PENSANDO EM SUICÍDIO JÁ FAZ TEMPO, mas eu fui, e de certa forma ainda sou, Espírita, mas acontece que nenhum ser iluminado da história, nem Jesus, nem Buda, nem Bezerra, nem Chico Xavier, nem Emmanuel, nem André Luiz, nem Joana de Ângelis, nem Ninguém um dia já padeceu de um transtorno (doença mental sem ser loucura) desta extrema CRUELDADE que é esta maldita síndrome de tourrete, e não podem falar, somente tem autoridade de dizer ou falar que esta síndrome de tourrete é uma doença mental QUE NÃO SERVE DE MODO ALGUM COMO MEIO DE PROVAÇÃO OU EXPIAÇÃO PORQUE OS INFELIZES ACOMETIDOS POR ESTA DOENÇA SOMENTE ESTARÃO SUJEITOS A COMETER MAIS E MAIS CARMAS HORRENDOS NAS PRÓXIMAS ENCARNAÇÕES, DEVIDO AS DESMEDIDAS CRUELDADES QUE PODEM COMETER SEM SE TER QUALQUER MOTIVO…
    Minha mãe, querida e coitada, NÃO merece mais tanta violência desmedida dentro de sua casa onde eu moro, sendo que da última vez me descontrolei e quase perdi minha vida: eu rompi minha artéria do pulso e o tendão flexor da mão, e quase, por muito pouco eu tive que ARRANCAR FORA a minha mão esquerda; lavei de sangue a sua sala e móveis. Um rapaz jovem com tanta potencialidade como eu, que toco piano que dizem eu ser dos deuses, com vontades missionárias e revolucionárias na ciência e na saúde, BOM e nada mais, mas… ESTA MALDITA SÍNDROME DE TOURRETE EU NÃO E NÃO E NÃO E NÃO E NÃO POSSO SER NADA VEZES NADA E MAIS NADA A NADA… ISTO SÓ SERVE PARA OS OUTROS ACHAREM-ME “O PIOR LOUCO QUE CONSEGUIU FUGIR DE UM SANATÓRIO DE SEGURANÇA MÁXIMA”
    Deve-se ter em mente que: esta doença NÃO leva ao melhoramento moral e espiritual; ao contrário, a cometer mais carmas cruéis do que já talvez adquirimos no passado. Esta doença nos leva a IMOBILIDADE física e moral.
    Não trabalho por conta DISSO… JÁ FAZ TEMPO EU MANDO DEUS PRO INFERNO E PRA PQP…
    PARECE QUE EU NÃO TENHO MAIS ALMA: SOU ZUMBI, UM DESALMADO, QUE PERDI O DIREITO A IMORTALIDADE, E TUDO ISTO SOMENTE AJUDA-ME A O QUÊ: A FAZER NADA, NADA, NADA, NADA, NADA, NADA, NADA, NADA… SÓ ESTOU ESPERANDO A MORTE CHEGAR E PARAR DE INCOMODAR NINHA FAMÍLIA; NÃO TENHO QUALQUER AMIGO E NEM FAÇO QUESTÃO, POIS NINGUÉM SE ATREVE A CHEGAR PERTO DE MIM; TENHO TIQUES INCONTROLÁVEIS; A MEDICAÇÃO NÃO FAZ MAIS EFEITO; FUI TENTAR PELO MENOS UM GRANDE ALÍVIO POR UMA CURA ESPIRITUAL POR PAULO NETO E ELE FEZ QUESTÃO DE ME EXCLUIR…
    Eu era uma criança tão meiga, sensível, carinhosa, e por quê que tudo teve que virar do avesso…
    Por quê deus não me fez LOUCO de uma vez…
    Eu não me canso de repetir que preferiria padecer de câncer, cardiopatia, lepra, etc,.
    Esta doença IMPEDE-ME DE AGIR POR MIM MESMO… É CRUEL… É CRUEL…
    Kardec indaga aos Espíritos se um corpo humano pode viver sem Alma ou Espírito: e a resposta foi SIM…
    Helena Blavatsky é categórica em afirmar que existem seres humanos DESPROVIDOS DE ALMA OU ESPÍRITO, e portanto, MORTAIS por natureza… Talvez seja um deles…
    Segundo ela mesma, os humanos podem perder sua alma ou espírito por qualquer ato de crueldade gigantesco…
    E EU, QUE QUERO PERTENCER A ETERNIDADE, JÁ DUVIDO DA ETERNIDADE OU IMORTALIDADE DOS SERES HUMANOS: TEM AQUELES QUE SIM, E OUTROS QUE NÃO…
    TALVEZ SE ME MATAR, NÃO SAIA NADA DE MAIS SUTIL ALÉM DO MEU CORPO, A NÃO SER UM PERISPÍRITO CADAVÉRICO, UM CASCARÃO… E ISTO SÓ SERVE PARA ME DEIXAR AINDA MAIS CONFUSO, AGONIADO, ANGUSTIADO, DEPRESSIVO, RAIVOSO, SÓ QUERENDO ME SUICIDAR…
    EU CANSO DE REPETIR QUE TODO ESTE COMPORTAMENTO VEM DESTA DOENÇA MAIS HORRENDA DESTE MUNDO DE PROVAS E EXPIAÇÃO: SÍNDROME DE TOURRETE… E NÃO DE MIM…
    Talvez não fico mais neste planeta, e queria ficar…
    Esta minha vida JÁ É UM UMBRAL…
    Pelas violências que já cometi, sempre vem aquele tenebroso arrependimento, dó, etc…
    Pode ser ainda um indício de que tenho Alma, pois há muitos que me adoram, me amam, e já algumas vezes pessoas que nunca vi e sentaram do meu lado já falaram que sou Bom e que tenho uma Alma Nobre… Eu sei, mas esta doença mais horrenda da face da terra, me faz um monstro dos mais trevosos…
    Tais pessoas também falaram que eu vencerei, basta ter vontade, sem saber desta terrível doença mental que me mata a cada dia…

    TALVEZ SE ME SUICIDAR, NÃO FARÁ NENHUMA DIFERENÇA… ESTA DOENÇA DESVIA-NOS DO CAMINHO, E NÃO NOS COLOCA. POR FAVOR CREEM EM MIM, SÓ SABE AQUELE QUE EXPERIMENTA
    E NÃO AQUELE QUE APENAS SE INFORMA…

    Curtir

    • Querido Rafael, faça muitas preces. Peça a Deus para acalmar seu coração. Se vc reencarnou com essa síndrome, é pq Deus sabia que vc suportaria.
      Não faça nada conta sua vida. Isso iria deixar sua mãe em desespero.
      Toda vez que tiveres esses momentos de angústia, desespero, faça preces, com muito fervor entregue sua vida nas máos do nosso criador. Tudo vai dar certo e vc ficará bem.
      Um grande abraço.

      Curtir

    • Rafael, nem imagino o seu sofrimento. Estar aprisionado na mente que nem você reconhece. Mas todos nós antes de reencarnar aceitamos o fardo que iramos carregar. Não sei nada sobre ti, mas tenho certeza que você escolheu essa prisão para aprender alguma coisa. Tenha fé, confie que cada um tem uma dívida a pagar e uma missão a cumprir. Devemos nos apegar a essa missão. Servimos muitas vezes de referência aos outros e nem imaginamos, certamente você é um exemplo para muitos que você pode nem saber que existe! Siga sua missão com coragem. Confie nos que te amam. Espero que receba sempre apoio espiritual. Muita paz!

      Curtir

    • Rafael, disseste que não trabalhas por causa da Síndrome de Tourette. No entanto, percebo que escreves bem e demonstra inteligência acurada, bem como ser uma pessoa que estuda e compara as ideias encontradas nas fontes consultadas.
      Sugiro que procures conhecer pessoas que enfrentam a mesma Síndrome e que a estão superando. Utiliza a internet para esse fim. Acredito que seja o melhor meio de encontrares outros que, apesar das barreiras, estão bem e produzindo através do trabalho. Eu conheci um colega de trabalho, não digo o seu nome aqui por que não tenho mais contato com ele e, portanto não tenho a permissão dele para esse fim. Mas acredito que se o conhecesse ele não se negaria a compartilhar contigo a experiência de vida dele.
      Ele trabalha no TRT4, acredito que em alguma Vara do Trabalho de Porto Alegre. Quando o conheci, faz mais de quinze anos, ele era bastante atuante no SINTRAJUFE, Sindicato da categoria, sempre demonstrou bons sentimentos, acima da média, diga-se de passagem, e conduta exemplar. Melhor até do que a maioria de nós.
      Assim como ele existem vários que enfrentam com galhardia essa síndrome.
      Na internet, no YouTube, tem um vídeo que o poderá incentivar. Uma de suas postagens pode ser vista em https://www.youtube.com/watch?v=YMqonB57ydU
      Teu sofrimento não impede que desenvolvas as virtudes que Deus te deu e que precisam apenas ser exercitadas. Não deixes que o desânimo e o sofrimento impeçam que tua luz cresça e tu te tornes o sal da Terra, como disse Jesus que todos somos.
      Acredita na Vida! Tudo passa e a vitória vem no final. Nossa encarnação atual é apenas uma das inúmeras que já vivenciamos e das muitas que ainda experimentaremos até alcançarmos a condição de Espíritos puros.
      Não estás só em tua luta. Deus te dará a inspiração para melhor utilizares todos os recursos de que és dotado.
      Acredita mais em ti em Deus. Ore a Jesus. Ele te fortalecerá.

      Curtir

  13. Não adianta fugir dos problemas, não adianta fugir das dores, não adianta achar que se suicidando tudo vai ficar bem, nós somos espíritos em evolução, e estamos nesse mundo de provas e expiações para que possamos passar por ele e aprender que somos, nós os responsáveis por tudo de bom ou de ruim que acontece conosco. O sofrimento do nosso espírito é causado pela quantidade de mal que fazemos a ele, as vezes nem nos demos conta o quanto estamos nos prejudicando, quando fazemos mal a alguem, quando deixamos de praticar o bem, quando cometemos excessos, quando deixamos a tristeza e a depressão nos acometer. E não adianta achar que os problemas acabarão ,muito pelo contrario, só aumentarão, deixaremos de evoluir espiritualmente, e todas as vezes que reencarnarmos nada será facil, todos os problemas ainda nos perseguirão. Portanto… Trabalhe para o bem, alimente seu espirito somente de coisas boas, de pensamentos positivos, de amor, de perdão, pratique o auto amor, ou seja, se ame primeiramente, se de valor, se cuide, só assim conseguirá alcançar a paz que precisa.

    Curtir

  14. Ninguém comete o suicídio por prazer, muito pelo contrário. Na minha visão muito menos terá qualquer
    revés desta atitude. Acho que qualquer pessoa ou espírito deverão ter todo o apoio e misericórdia.
    Nem muito menos nesse lugar no plano espiritual o vale dos suicidas deve existir. Por quê ninguém fala que existe o vale dos psicopatas ou coisa parecida? Quem somos nós para julgar aqueles que no extremo
    do seu sofrimento tiram a própria vida?

    Curtir

  15. Quem deveria passar por essas situações, se fosse possível, é o próprio “deus” que criou essas regras quando poderia ter criado todos os seus seres perfeitos para habitar um universo perfeito sem sofrimento e cobranças tolas, seria ótimo para ele ver o que é bom pra tosse, ter a sua mente e todas sua qualidades divinas apagadas e ficar preso em um corpo imperfeito numa vida completamente ferrada em um mundo cruel e ver se ele aguentaria não se matar caso as circunstancias de sua vida o levassem à isso, mas como ele próprio é o deus então ele não precisa passar por essas coisas e pode ter o prazer de ver os seus brinquedinhos passando por isso.

    Curtir

    • Rafael, não pense assim. Agradeça sua vida, agradeça estar vivo. O amor de Deus para conosco é o que existe de mais perfeito. Ele é nosso Pai, nosso Criador de infinita bondade e misericórdia. Quando tiver esses pensamentos ruins, faça prece, ore, peça luz em seus pensamentos e agradeça a vida. Tudo passa e os pensamentos ruins tbm passarão.

      Curtir

      • Oi Thais, desculpa me intrometer mas seria possível vc também pedir atendimento espiritual pra mim? Acredito que ultimamente estou sofrendo de depressão…Tem momentos em que tenho um enorme desgosto e revolta pela vida, uma raiva de algumas pessoas insignificantes que me fizeram e ainda fazem eu sofrer demais até hoje…Penso em suicídio mas não quero me matar, não vou me entregar por mais que eu passe problemas e dificuldades nesta vida. Porém às vezes tenho sentimentos horríveis e está sendo muito pesado e terrível lidar com tudo isso…

        Curtir

      • Querido Silvio, posso sim pedir ajuda espiritual a distância para vc. Preciso do seu nome completo. Podemos tbm trocar emails e conversar mais sobre suas dores e tormentos. Não te entregues Silvio, viver é sempre a melhor opção. Um grande abraço.

        Curtir

    • Rafael, Deus criou os espíritos simples e ignorantes, mas os dotou de potencialidades a serem desenvolvidas. Que mérito teríamos se fôssemos criados perfeitos? São exatamente as lembranças das lutas vencidas, das conquistas pelo esforço próprio, das experiências adquiridas pelas escolhas feitas, o que proporciona ao espírito mais aperfeiçoado a alegria de ser, ou seja, a felicidade verdadeira, plena e eterna. Sem essa liberdade de escolha, onde haveria felicidade? Seria impossível um espírito experimentar felicidade sem a lembrança de suas conquistas morais. São exatamente as dores que nos ensinam. Se Deus nos criasse perfeitos, seríamos como robôs programados, fadados a fazer o bem, sem direito de escolha, sem nenhum mérito pelas escolhas boas, nem responsabilidade pelas mas. Deus, em seu infinito amor, dotado de tão grande misericórdia ao ponto de não ser compreendido pelos homens, enviou um exemplo de espírito perfeito para nos servir de exemplo. Caso tenhamos dúvidas se Deus aguentaria as vicissitudes da vida, com um corpo perecível, enfrentando as adversidades humanas, basta observarmos Jesus. Ele, nosso guia e modelo e exemplo, abriu mão dos esplendores celestes onde vivia, desceu ao caus da Terra por amor a todos nós, para nos mostrar que é possível passar pela dor sem sofrer, que é possível trabalhar e conquistar nossa felicidade futura. Existem pessoas saudáveis, com família, bom emprego, um lar, amigos, porém que vivem infelizes. Esses decidiram sofrer porque ainda não entraram em sintonia com as leis divinas que são perfeitas, por isso mesmo imutáveis e eternas. O problema é acharmos que as leis do universo devem mudar ao nosso bel prazer, quando essa mudança seria o fim de tudo. Elas são perfeitas, então para não enfrentarmos o sofrimento de andar na contramão delas, basta que nos aperfeiçoemos, entremos em sintonia com elas, para sermos felizes. Há ainda pessoas que não possuem nada na vida, às vezes vivem numa cadeira de rodas, ou em braços e sem pernas, cegos, etc. Porém são alegres e fazem a alegria das pessoas. Essas pessoas decidiram que mesmo passando pela dor, não são obrigadas sofrerem. A dor é necessária, porém o sofrimento é voluntário. A pessoa é quem decide. Essas pessoas conseguem se felicitar com o respirar, com cantar dos pássaros, com a chuva, com a presença de uma criança, com o vento… Porque o segredo da desgraça é buscar a felicidade na complexidade da vida, quando ela se encontra na simplicidade.

      Curtir

  16. Ao chegar no plano extracorpóreo, o suicida necessáriamente deve que transitar por caminhos onde vai se deparar com muitos obstáculos. Além destes citados por Kardec, há muitos outros, já revelados na literatura auxiliar e um tópico bastante acessível é o livro ” No Mundo Maior”, onde, no capítulo 17 “No Limiar das Cavernas” temos a narrativa de uma visita do Espírito André Luiz que foi conhecer a vida nas esferas inferiores, porém, como não tinha especialização para desembaraçar-se das quase certas situações que surgiriam, foi-lhe permitido, apenas pode visitar, o “limiar dessas zonas. Mas o relato dessa visita apenas aí já é suficiente para nos dar advertência do que seja o encontro com a verdade que a reação da ação do ato de atentar contra a própria vida provoca. Estamos, neste assunto, já agora, bastante cientes que Deus não castiga e que cada um de nós deve pedir perdão a Deus, mas que antes deve perdoar-se. A partir deste instante, a ajuda divina, na forma dos trabalhadores do bem, se apresenta e orienta e encaminha aos locais que cada um está, naquele instante, preparado para estar. A moral é relativa a cada plano e assim é em cada quadrante da criação (se é que podemos falar em quadrante) assim como também leva em conta o grau de adiantamento do espírito. Uma só existência não é suficiente para que a consciência atinja um grau de desenvolvimento que lhe permita estar à direita de Deus. São necessárias muitas vidas e a estada em muitas moradas, cada qual mais elaborada à medida que é aproveitada a oportunidade do ensinamento que a dor proporciona. Dor moral, nada de dor física. Então voltando ao capítulo a que me referi, num trecho André Luiz menciona (na pag 225) um local purgatorial onde estão reunidos avarentos, homicidas, cupidos e viciados, em diversos graus, todos em deplorável estado de cegueira íntima. Fiquei imaginando como é ter que estar próximo a homicidas, não sendo um; como é estar próximo e dividindo um mesmo local, com avarentos, que tudo querem, como é estar próximo a viciados que sempre dão um jeito de buscar junto aos encarnados, utilizando a vampirização fluídica, o suprimento dos fluidos que saciarão a sua abstenção e manter a ilusão construida a partir do livre arbítrio e do afastamento das leis de Deus.

    Curtir

  17. Acho que antes de cometer algo contra a vida precisamos falar isso com alguém, falar da angústia, do planejamento, da desesperança procurar ajuda específica. Temos recursos para melhorar a nossa condição atual, nossa mente, nosso corpo nosso espírito.
    Rafael conheço essa síndrome, vc não está sozinho, precisa sair dessa condição, conheço pessoas que passam por essa situação não sei grau que está mais pessoas cheias de fé e esperança, vc não é o único entendo sua dor mais tenho que falar isso. Em relação a questão espiritual nem tenho o que dizer e certo de lá a dor vai ser maior. Tenham certeza disso.

    Curtir

  18. Temos os recursos necessários pra sair dessa, suicídio é escolha não falta de opção. Devemos procurar ajuda espiritual, recursos materiais (Psicoterapia, psiquiatra, ) espiritualmente nem se fala, ajuda ao próximo. Rafael conheço a sindrome mais tenho que te falar vc não é o único a passar por essa situação conheço pessoas em estados graves mais que ainda guarda a esperança de uma vida melhor. A Escolha é sua, o problema é maior de lá quando optamos pela morte através do suicídio o plano espiritual há milhares de espíritos endividados que não vê a hora e a oportunidade de estar encarnado aqui na terra.

    Curtir

    • Me desculpa! Mas não concordo q seja opçao. mão é fácil pra uma pessoa procurar ajuda sozinha. Depressão é doença e muitas x a pessoa nem admite q tem.
      E se a pessoa tem um bom motivo pra desistir da vida, Não deve ser fácil sair e pedir socorro…
      Do contrário, meu filho teria pedido ajuda.
      As pessoas mais equilibradas e mais fortes precisam estar atentas aos sinais para ajudarem. Porq todos os suicidas dão sinais q estão doentes. A dificuldade está em admitirmos que uma amigo, um parente está apresentado comportamento suicida.
      Hj, eu consigo enchergar qts sinais meu filho apresentou ao longo da vida e infelizmente, eu não enxgerguei durante.
      Eu mesma so não me suicidei seguida do meu filho, porq sou mais forte, talvez me equilibro melhor, porq não reprimo meus sentimentos… qd encontrei meu filho morto ha 2 dias, eu não chorei, eu gritei até perder a voz. E estou suportando há 11 longos meses. Mas parece q foi ontem.

      Curtir

      • Sonia, muita força, muita fé.
        Vc é uma vencedora por estar conseguindo se manter em pé com essa dor.
        Que Deus continue iluminando seus dias.

        Curtir

  19. eu acho que deveriam ser perdoados de imediato e acolhidos, pois quem chega a esse ponto está sob perturbação grave , mais suicida é quem se mata diariamente e com consciência através do uso de drogas … mas quem sou eu para achar alguma coisa .

    Curtir

    • Sim eu tb, acredito como diz a blibia, que Deus conhece o coraçao de todos e ira julga los conforme seus atos e dependendo da situaçao em q estava a pessoa na hora do ato desesperado.
      Ele dara uma segunda chance sim. Mas, me desespero ao pensar q Deus poderia por meu filho como filho daquela mulher, como um doente, ou rebelde. Pois ele iria continuar sofrendo ne!
      Mas eu imploro, aos que pensam em suicidio, procurem pensar nos q amam vcs, mesmo q seja apenas um, nem seja um animalzinho. Vi o cachorrinho e gata do meu filho, ficarem sem comer por um mes. A gata ainda nao se recuperou e o caozinho esta quase morrendo. O veterinario disse q ele nao vai viver muito tempo de tanta tristeza. Agora imagina eu q o criei, o amei… Pensei nisso e rezem tb. Deus tem me dado muita força e por isso estou aqui espondo minha opiniao.
      Eu sempre me senti um ser diferente. Odeio o egoismo da maioria, o desrespeito, a maldade… A maioria so pensa em mesmo. Mas ainda tem gente boa no mundo!
      Mas, se estamos aqui é porq temos algo a fazer e com certeza, nao é deixar as pessoas sofrendo por nos.
      Abs a todos vcs. Fiquem com a gente e terminem sua missao.

      Curtir

  20. Eu desejo me suicidar com frequência. Quase todo dia eu desejo isso. Vontade de sumir desse planeta. Apagar minha existência para sempre. Penso nas consequências, mas o que mais me segura, são meus filhos. Mas estou decidido, vou acabar cometendo o suicídio. Não aguento mais.

    Curtir

    • Oi Luiz, independente de religiao, o que posdo te dizer, é como um suicida faz se sentir as pessoas que vc mais ama!
      Sou mae de um unico filho q se suicidou e possi dizer com toda certeza e conhecimento de causa. Nada jjustiica vc deixar seus problemas pros outros resiverem e ainda com a tamanha dor da perda, a culpa por nao ter conseguido te ajudar etc..
      Mas, em poucas palavras: as pessoas esquecem o q vc fez, esquecem o q vc disse. Mas, nunca vao se esquecer como vc as fez se sentir.
      Entao nao faça as pessoas q vc ama se sentirem abandonadas, com medo, traumatizadas, com um turbilhao de coisas pra resolverer e ainda com muita dor saudade de vc… Com uma sobrevida alinentada somente da esperança de um dia te ver de novo e pensando no que elas fariam qd te reencontrar. Se te encheriam de bjos ou se te enchesse de porradas.
      Seja caridoso com essas pessoas q te amam e nao as prive dos seus carinhos e do seu amor, por conta ou por causa do q quer q seja, q te motiva a cometer suicudio.
      E nunca se eesqueça: As pessoas esquecem o q vc fez, esquecem o q vc disse. Mas, nunca vao se esquecer como vc as fez se sentir.
      E quem mais vai sofrer, sao seus pais, seus filhos e ate animais se vc teriver.
      Seus amigos… E o motivo q esta te impulsionando ao suicidio filho nem sentir sua falta. Aconteceu tudo isso depois q enterrei meu filho. Hj estou viva. Mas, eu me enterrei junto com ele. Nao encontro mais satisfasatisfaça nen vontade de vontar a viver. Faço o q tem q ser feito apenas.
      Abs, fique com quem te ama. Nao os abandone!. Seja vc quem for, eles vao preferir te lo por aqui.

      Curtir

    • Querido Luiz, tenha muita força. Pense em seus filhos, não desista da vida.
      Ore muito, cuide seus pensamentos.
      Faça orações quando tiver esses pensamentos.
      Creia que vc está no lugar certo, no momento certo e que seus filhos precisam de vc.
      Tenha muita paz.

      Curtir

  21. BOA NOITE A TODOS, eu venho aqui para dizer a todos vocês que tenham este pensamento de soicidio, quando sentirem isto, diga Deus pai todo poderoso que tem poder da cura, me devolva a minha serenidade e minha lucidez, calma MUITA PACIÊNCIA, Deus não abandona ninguém, por mais dificil que seja seu problema ou sua vida, nada é mais complicado que você não poder ser feliz. Ore e vigie Deus está do seu lado pode ter certeza disto.

    Curtir

  22. Penso em suicidio desde os 10 anos, mas imaginava ser algo passageiro, até chegar aos 15 e desenvolver síndrome do pânico, depressão, fobia social e, por fim, agorafobia. Hoje, não saio mais de casa, vivo ansioso, triste, isolado do mundo, e não tenho prazer em coisas que antes me despertavam interesse. É difícil? Sem dúvidas! mas sigo em frente, afinal, sou um médium que desde os 7 anos sabia que ao crescer, isso ocorreria.. teria muitas provas e expiações em minha vida. Estou onde deveria estar, porém, confesso que tenho vontade de sumir, apenas descansar.. E nunca tive simpatia por isso que alguns chamam de: Vida. Enfim, esse sou eu.

    Curtir

    • Mauricio,lembre-se seja forte ,porque vc é um vencedor ,tira este pensamento da cabeça orando ,clame a DEUS ,clame a CRISTO …..e estes espíritos que te atormentam com estas ideias ,sejam eles quem forem correram das suas orações ,por que eles é que são covardes ,fica com DEUS ,e vc terá tudo o que é de mais sagrado na sua vida….nesta e nas outras que viram……abraços.

      Curtir

    • Mauricio, li seu comentário e parecia que eu estava escrevendo. Vim aqui em busca de tirar de meu pensamento essa vontade de morrer sem fim. Sempre fui médium também em vários níveis, desde ver, ouvir, psicofonia, sensibilidade, premonições… E a partir dos 24 anos (hoje estou com 31), desenvolvi Síndrome do Pânico, Agorafobia e Transtorno de Ansiedade. Bem, parece ser problemas muito comuns em médiuns pelo que andei estudando. Há 2 anos mudei de país para estudar fora, achando que seria o melhor para mim, porém atualmente me encontro sempre profundamente triste. Não tenho amigos no novo país, minha família está longe. Perdi a vontade e o prazer de fazer coisas simples que eu gostava. Acordo todo dia pensando “mais um dia e ainda não morri por quê?”. Desejo a morte o tempo todo, todo o dia, apesar de não ter grandes motivos. Sinto uma saudade mortal de tudo, até de coisas que não sei. Mas sei que é egoísmo meu pensar assim tendo tantas pessoas como o Rafael acima, com a Síndrome de Tourrete que o atormenta e o prende em um corpo e mente que não lhe obedece. Mas, como foi dito, às vezes nossa ociosidade (em vários níveis) nos faz sentir assim. Temos que lutar e procurar o que nos preenche a alma de verdade. E sei que o amor que os outros depositam na gente às vezes são às únicas âncoras que nos prendem a esse mundo. Vamos orar e trabalhar mais! A partir de gestos simples do dia-a-dia para com o próximo. Ou conosco mesmos. Sentimos muita dor. Mas garanto que a todos, nem que seja por um minuto do dia, sentimos alguma ponta de felicidade, seja ao admirar uma planta ou animal, seja ao sentir que alguém (até mesmo desconhecidos) fez algo pela gente.
      Como diria na prece de Cáritas “todas as dores acalmarão, todas as lágrimas secarão”. Que Deus e os bons espíritos nos ampare quando fraquejarmos, para podermos amparar também aos outros que cruzarem nosso caminho. Muita paz!

      Curtir

  23. Olá a todos, eu tb estou sofrendo muito com a morte do meu filho, que se suicidou dia 08/12/15
    Entendo q ele não suportava mais a dor de não poder ver a filha de apenas 2 anos e 9 meses. Cuja mae, so queria a pensão alimentícia. Sofriamos muito com a hostilizados da família dela, que beira a loucura pelo controle de tudo. toda vez q tentávamos fazer aquelas visitas q os juízes autorizam, ele saia de lá chorando e eu passando mal.
    Meu filho era equilibrado, trabalhador, muito ativo e extremamente caridoso. Tão caridoso, que descobri que ele fazia festinhas gratuitamente, em orfanatos e azilos, só depois que ele morreu, através de emails ,
    No dia 08/12/15 a ex namorada mãe da filha, foi a ultima pessoa que falou com ele. Sabe Deus o que essa mulher falou pra que ele tomasse uma atitude tão desesperada. Um menino lindo, com apenas 31 anos, cheio de medalhas e troféus de competições esportivas q ele participava.
    Que dor meu Deus!
    Sofri por saudade e maus ainda por pensar no qt ele estava sofrendo para ter tido coragem de dar cabo da própria vida, nos deixando aqui com essa dor.
    Peço muito a Deus q meu filho esteja amparado. Não posso imaginar q depois de tudo q fizeram ele sofrer, ele ainda tenha q sofrer no vale dos suicidas, em algum unbral ou que venha a reencarnar com má formação , demência… Nao pode ser assim. Sendo dessa forma a justiça divina se assemelha a justiça dos honens. Que pude severamente uma pessoa q mata pra se defender da morte. Ou q permite q uma mãe torture o pai do seu filho, até qcele enlouqueça. Pois, somente sob nova lei, q apartir dos 3 anos, o pai pode ter direito a guarda compartilhada. Até os 3 anos, a mãe faz o q vem entende com o pai, seja ele um bom homem ou mal. Me desculpe , não estou querendo criar polêmica. Somente expor meus sentimentos de inconformismo com as coisas q escuto das diversas doutrinas que existem. Obrigada.

    Curtir

    • Sonia , sinto muito pelo que vc esta passando ,sinto muito por sua dor ,eu sei que é bem difícil suportar tudo isto , mas por favor minha irmã ,clame ajuda de DEUS e do CRISTO ……por favor não perca sua fé no criador ,seja forte e vc verá como seus sentimentos serão confortados ….pois se vc estiver com DEUS….vc terá tudo ….entre este tudo está …o amor , a paz e o perdão….abraços.

      Curtir

  24. Eu sou um que na verdade tenho vontade de fazer esse ato e nem sei pq mas sim tenho vontade estou agradecido de tudo que tenho inclusive saúde mas acho que deve ser bom só achar a forma mais confortável

    Curtir

    • Beleza flavio, Me perdoa, mas tenho q te dizer.
      Forma confortavel de morrer tem varias… Meu filho deve ter sentido pouca coisa, por poucos minutos. Mas, sera na hora, ele nao sofreu por pensar na dor q me causaria?
      Pela criaçao q ele teve, eu creio q foi a pior dor q ele sentiu em vida! Mas, nao dava pra voltar atras….E te deixo uma pergunta: Sera q tem uma forma confortavel para os pais e amigos do suicidas suportarem a dor da perda de alguem por suicidio? Poq é muito pior perder alguem por suicidio, do q por qualquer outra coisa. Visto q o suicidio, é um ato deliberado, Uma escolha e nao uma fatalidade, q lamentamos… Ou achamos q era essa a vontade de Deus, q a oessia ja tunha cumorido sua missao etc…
      Qd alguem q amamos se suicida, Faz com q a gente se senta um nada…
      Penso q pra tirar a propria vida, tem q ter muita coragem e mais coragem ainda, de deixar os entes queridos sofrendo.
      Abs.

      Curtir

    • Flavio ,por favor amigo ,nem pense nesta besteira…..ore a DEUS ,clame a CRISTO…..este seu pensamento só te trará sofrimento espiritual seja neste mundo físico ou seja no mundo espiritual…..sai desta meu irmão….fica com DEUS.

      Curtir

  25. acho que estou com o maior problema do mundo: tinha uma vida perfeita, uma linda esposa, um bom emprego, dois lindos filhos, e apesar das dificuldades financeiras que a maioria enfrenta, tudo ia bem. porem, em um momento de vacilo, acabei contraindo HIV, e sem saber passei pra minha esposa através de contato sexual e também contaminei minha filha de treis anos de idade ao umedecer o dedo com minha saliva e limpar uma feridinha que ela tinha na perna. MEU DEUS, NAO CONSIGO DORMIR, NAO CONSIGO PARA DE PENSAR na desgraça que fiz, acabei com minha vida e das pessoas que mais amo.NAO SEI O QUE FAZER. O suicídio e uma ideia constante em minha cabeça. Acho que ate os mais bondosos espíritos de luz, com o aval de DEUS PAI todo poderoso ira me compreender.

    Curtir

  26. Paciencia, eu n ligo de nascer pobre,miserável, aleijado na próxima encarnação,eu so quero ter uma mentalidade capaz de me conformar com tal situação,vou me matar em breve pois nao sou conformista.

    Curtir

  27. Olá!
    Meu nome é André, tenho 35 anos e sou de Juiz de Fora, MG. Fui criado na religião católica mas sempre tive um grande carinho e admiração pela doutrina Espírita. Recentemente comecei a passar por problemas financeiros, desemprego e meu casamento de 10 anos está perto do fim. Não consigo focar em nada, não como direito há mais de uma semana e acredito ter perdido mais de 5kg, mas não sinto fome.
    Durante toda minha vida busquei ser reconhecido pelo meu trabalho, tentei ser bem sucedido, mas a medida que o tempo foi passando e não atingia meus objetivos, fui ficando cada vez mais sem motivação para buscar minhas realizações pessoais e isso gerou impacto no meu casamento e fomos nos acostumando com isso, aceitando a nunca ter dinheiro pra muitas coisas e sempre viver no limite. Isso fez com que tudo fosse desgastando, fez com que o relacionamento fosse se perdendo e o amor passou a não ser o bastante.
    Hoje estamos prestes a nos divorciar, um relacionamento de 14 anos, sedo 10 casados e eu não sei o que fazer, não me vejo sem ela e não tenho motivações para continuar, para tentar algo novo, para poder dar um rumo em minha vida.
    Sei das consequências do suicídio, mas todos os dias eu passo por um prédio de mais de 60 metros e penso em subir e acabar com isso tudo. Não tenho condições de procurar ajuda profissional, mas estou disposto a seguir as doutrinas do Espiritismo e tentar entender o porque isso tudo está acontecendo em minha vida, pois não sei qual meu propósito, não sei o que vim fazer aqui. Nada dá certo e quando dá, é somente por um breve instante, não é possível que minha vida seja só isso… ou é?

    Curtir

    • Se você ainda tem cabelo, experiência profissional e um salário que ao menos seja suficiente para pagar suas contas, vá com o divorcio a todo vapor e não se arrependa de nada! Ruim na minha opinião é ser jovem e calvo e não ter dinheiro para comprar o que se quer. Quanto a relacionamento conjugal certamente você encontrará outro e mesmo que os próximos não venham a dar certo, guarde-os como experiência pois se parar e analisar nenhum deles irá durar eternamente, a morte chegará antes para um dos dos pares em determinado momento na vida.

      Curtir

  28. Muito pouca conversa para um assunto tão complexo, há diversas causas e mais diversas ainda as situações para quem escolhe suicídio, são ao meu ver aí alternativas prontas e repetidas que em poucos casos sanaria a situação, infelizmente é apenas o que se escuta nestes pseudo-centros espírita quando abordam o assunto, geralmente por gente despreparada ou em luto. Texto redigido de forma muito básica e generalista, geralmente por quem só vivenciou o assunto como bastidor ou nem o absorveu da forma correta. Sou agnóstico e apesar de discordar em muito do que se fala, ainda assim acho muito interessante o espiritismo, porém, é por conta de conteúdos como estes (feitos sem o devido preparo e vontade) vocês acabam sendo duramente criticados. Nota Zero!

    Curtir

    • é básico mas vc queria que fosse escrito um livro aqui? vc n entende muito de artigos de sites que buscam passar uma noção a quem n tem nenhuma para qeu pesquisem mais. caso esteja descontente com o conteúdo crie um próprio e seja mt feliz ^^ aqui é este e se qusier conversar ótimo se n quiser e quiser julgar pode procurar outros tipode de sites onde vc pode esbanjar sua soberba de forma que bem achar coerente aqui é para um debate sadio 😉

      Curtir

  29. estou pensando em me matar todo dia, penso numa forma de fazer isso, e pesquiso na intenet, tudo por causa de uma mulher que apos 15 anos me deixou, e eu ainda amo ela, se que parece besteira escuto todo dia que na vale a pena mai nao temos controle sobre nosso sentimentos, estou na rua sem empego sem dinheiro e sem futuro
    pena que a pessoa que amo nao tenha o minimo de compaixao por mim, talvez qdo ela veja o mal que me fez, nao erre novamente vive e dizedo deixa Deus agir na sua vida si tivesse deixado nao teria feito o que fez

    Curtir

    • irmão n tente usar o suicídio pra atingir sua ex mulher pois assim vc só vai causar mal a uma pessoa: vc mesmo. é ilusão crer que o suicídio resolverá ou trará a vc paz, o suicídio é porta de entrada pra dores e sofrimentos inimagináveis que fariam a sua situação parecer boa perto dessas dores. recebemos inumeros relatos de sofrimentos que parecem eternos dos suicídas que perderam n só mulher mas a familia inteira, dinheiro, saúde e se mataram e ao chegar no outro lado sofre infinitamente mais do que o que passavam na terra que é TEMPORÁRIO. pense que vc tem inumeras saídas dessa situação, busque auxílio psicológico e siga firme!

      Curtir

  30. Olá, estou passando por sérios problemas. Não consigo ver a ajuda de Deus na minha vida. A minha vida acabou, não tenho um dia que consigo ser feliz. Todos os dias acontece algo que me torna ainda mais infeliz. Meus irmãos que eu tanto amo me abandonaram, meu marido não entendi nada, só sabe cobrar sexo. Não tenho paciência para criar minha filha. Acho que preciso mudar para um outro mundo.

    Curtir

  31. Eu penso no suicídio constantemente e sei q não irei ficar neste plano por muito tempo. A depressão está acabando comigo. Já procurei ajuda espiritual, mas não obtive melhora. Quero esquecer Deus pq ele me esqueceu.

    Curtir

  32. Bom dia!!

    Perdi uma grande amiga recentemente, estou tentando superar a perda….se alguém precisar conversar,pode me chamar,podemos juntos passar por fases difíceis…051-9-96791051.

    Curtir

  33. Eu estou a pensar no suicídio e ontem tentei mas não tive coragem. Tenho 30 anos e um pai que é muito mau para mim e que não me liga nada. A minha mãe foi hospitalizada e pode ser que lhe amputem a perna. Estou cansado de viver. Tive muitos insucessos durante a minha vida. Magoaram-me muito. Estou muito deprimido tenho medo de tudo estou confuso tenho medo de ficar louco pois o meu pai põe-me assim como uma irmã dele. Não sei o que fazer…

    Curtir

  34. Querido Alfredo, tem coisas que não se explicam na vida, apenas devemos vivê-las. Ore muito, pense em sua mãe e a dor que ela não merece passar, caso vc faça algo contra sua vida. Ore pelo seu pai, ele deve estar precisando de orações. Acredite em Deus, Ele dá as maiores batalhas para seus maiores campeões. Lembre-se das palavras do Chico Xavier: tudo passa! A vida é um presente de Deus, algo divino, qqer tentativa contra a vida é um ato que não deve ser cometido. Deus está com vc e Vc estará em minhas preces.

    Curtir

  35. O conhecimento sobre as consequências do suicídio no momento de desequilíbrio só nos deixam mais tensos e com mais desespero, e nesse momento tudo ao nosso redor influencia, no meu caso, já apresentava depressão desde a infância, já tentei cometer 4 vezes e hoje eu luto para me manter viva, porém sinto que já estou perto.

    Curtir

  36. Já estou em um estado que não controlo o que vejo e o que ouço, ou quando me vejo dormindo ou quando sindo as dores de alguém que já faleceu ou foi assassinado naquele momento, não dói somente na alma ou no psicológico, a depender de quem veio sinto os efeitos no corpo, o ultimo que faleceu de infarto eu o vi antes depois de ter sentido todos os sintomas de uma pessoas que está infartando, nada mais desesperador, angustiante. As consequências após o suicídio não me parecem diferente do que vivo.

    Curtir

  37. 50% falácia o que voces do espirtismo dizem. Imagina alguem que morre de medo de ter que se suicidar pra nao ser punido pelo ”deus” de voces, ele vai se pressionar pra vencer na vida, pra ser alguém na vida, e o que acontece? AVC, infarto aos 30 anos. o que é pior do que se suicidar, por exemplo, aos 60. caso termine mendigo. então a visão de voces é falacia. eu digo que nao ha motivo pra alguem jovem que tem familia se suicidar, muitos jovens se matam por motivos futeis como status social, ”vencer na vida” etc agora é falacia o espiritismo condenar o suicidio de todas as formas. agora as pessoas sao~proibidas de serem debeis e fracas? parece eugenia querer condenar os suicidas.

    Curtir

  38. Boa tarde a todos ,

    Entrei na internet para entender mais sobre o suicídio, mais confesso que fiquei mais confuso ainda.
    Estou pensando em me suicidar, não agüento mais os problemas da vida.

    Me desculpe, mais essa coisa de buscar ajuda com a família e amigos é balela, na hora que estamos mal todos viram as costas.

    Me perdoe pela minha franqueza, fiquem com Deus.

    Gabriel 25/06/2017

    Curtir

  39. Boa tarde a todos ,

    Entrei na internet para entender mais sobre o suicídio, mais confesso que fiquei mais confuso ainda.
    Estou pensando em me suicidar, não agüento mais os problemas da vida.

    Me desculpe, mais essa coisa de buscar ajuda com a família e amigos é balela, na hora que estamos mal todos viram as costas.

    Me perdoe pela minha franqueza, fiquem com Deus.

    Gabriel 25/06/2017

    Curtir

  40. Boa tarde ! Sou nova neste site e perante a tudo que li,digo que cada um tem um viver,sofrer,amar e pensar muito diferente,pois digo que sou de sorte e desde que entendo-me per gente, fui abandonada em criança e tive uma enorme sorte de ter uma mulher de garra e de fibra que acolheu-me e me dera: um nome,vida, família,caráter e… Cresci e na adolescência aprontei e muito com a minha família,pois sempre fui homossexual e era muitas mentiras para estar perto de pessoas assim ou ate de parceiras,enfim , crescii e sempre tive uma tristeza a qual muitas pessoas reparavam e eu nunca entendi e acabei vivendo assim, sempre tive tudo,mas esta falta de algo nunca saiu de dentro de mim.
    Inicie no espiritismo,pois fui muito doente e em todos os lugares sempre faziam tudo errado e muito dinheiro fora gasto pelos meus pais e a revolta fora crescendo e ate isso eu agradeço a Deus e ao meu orixá,pelo motivo de não ter ficado doida ou de não estar mais aqui. Encontrei uma companheira a qual pensei ser a pessoa certa e todo o mal dentro da religião ao qual ela podia fazer comigo fora feita e ate ir contra minha mãe e não ouvi-la eu fiz, la se vai 13 anos de nada bem vividos para mim. Bom! voltei para casa de meus pais e acreditem que anos depois aparaceu em minha vida um outro alguem e exatamente como eu sempre quis, idealizei e pensei,mas infelizmente fui muito errada,pois fiz ela sofrer e achando que seria igual as outras que conheci,digo sem amor,sem valor e só querendo aproveitar-se das pessoas, errei muto a traindo com outras duas e só depois vi o quanto ja estava envolvida e gostando e sem querer novamente estar com este sentimento, só q ela não merecia e ai passamos um perrengue e gastamos foi dinheiro com trabalhos,banhos,limpezas e igreja e… acabei traindo ela com pessoas sujas,sem amor,sem vida e sem caráter e foi barra, mas, mais uma vez fui premiada por uma entidade ou espirito iluminado e maravilhosa criança e do meu grande amor e ela me livrou de quase ter ficado sem minha vida e com isso ficamos sabendo que já nos conhecíamos de longos tempos e nunca nos olhamos e a ponto de : ( ela ter ido no meu aniversário de 15 anos e nos não nos vermos e uma vez ela na boat dançando no poly dance e eu parada olhando e ainda sim não nos falamos) e hoje estamos a 7 anos juntas e digo que ela é minha outra metade e aos espíritos que nos rodeiam,conhecem e nos dizem : estas vidas são de tempos e estavam a espera de uma oportunidade para se terem e mesmo antes a mesma entidade dela que me livrou de não perde-la já dissera e contado a mesma coisa que as outras entidade e diz muito mais,mas certas coisas não são permitidas falar,comentar e …
    Perdi a minha mãe dia 14/12/16 e agora que estávamos nos dando super bem e principalmente minha mãe com ela e como nunca fora com as outras, mas… uns seis meses antes tive a coragem e a oportunidade de dialogar com minha mãe sobre a minha vida ou seja minha adoção por ela e isso sempre pedido e com a força e muios diálogos com o meu amor, enfim fiquei sabendo da verdade e disse a minha mãe que ela sempre seria minha mãe e jamais eu procuraria a outra para também saber desta historia e assim eu o faço ate hoje. Bom; hoje estou vivendo um inferno com inventário e tendo meu único irmão que pegou todos os documentos de minha mãe e pós um advogado para resolver o qual e amigo dele e novamente os espíritos amigos e nos alertando dos males e doutras coisas que ele pensa em fazer comigo e exatamente como antes de partir a nossa mãe falou ( para abrir os olhos com ele,pois ele era de dar nó em pingo d’água ). resumindo tudo isso : desde antes de tudo isso algo falta dentro de mim que não me deixa ser feliz por completo e sei ter pessoas com problemas sem soluções e exatamente como nos hospitais que trabalho e no INCA ao qual trabalhei por 14a no CTI pediátrico com crianças e com tudo isso hoje tenho outros mais problemas que me entristecem mais ainda,digo : minha libido sumiu,minha alto estima,vontade de viver,paz e… não tenho mais vontade de ficar neste plano, neste mundo sujo e de pessoas ruins e sem respeito ao próximo, só tenho minha amada como minha verdadeira amiga e meu tudo,mas a minha vontade de ir embora daqui e muito grande e largar tudo, nunca fui presa a nada,nunca,nunca… tentei faculdade,mas ate minha memória esta uma bosta,pois trabalho a muito tempo com a saúde e mais 22 anos e ainda sim sou incapaz de fazer uma boa prova dentro do hospital que trabalho e com o assunto que já domino a anos!! e eis o motivo de ter abandonado a faculdade e só faltando apenas ; dois períodos e o estagio para terminar.
    Me sinto cansada e sem pespectivas de vida, de melhoras e olho para o meu corpo e vejo coisas que não me agradam e acabo por não me aceitar e não me tolerar.
    Vivo,pela sobrevivência,trabalho para que não tenha que ficar sem as poucas coisas dentro de casa e pago ainda aluguel ao meu irmão e luz e água e do trabalho para casa e de casa para o trabalho e a muito tempo que não sabemos o gosto e o prazer de ir ao cinema,uma taça de vinho, um dialogo com os colegas,uma festa,uma boat e nada,nada e nada,pois só sobra do dois empregos que tenho sessenta ou cem reias,minha companheira sem trabalhar e as vezes me mostro forte,pois ela se culpa e muito de tudo estar assim e ainda com tudo isso somos informadas e cientes de ruindades que nos lançam e fazem para mexer com nosso relacionamento é muita coisa e eu não aguento mais,não quero mais ficar aqui,quero ir e lá aprender a boa convivência,entender o porque de tantas ruindades ,das doenças em crianças que não merecem sofrer como vejo a todos os dias, por que não poder ser feliz sem a inveja, por que deste pais inundo, deste povo sofrido com tudo isso, entender o motivo de minha tristeza de tantos anos o motivo de ser assim,por que sofro tanto sem saber o motivo,não acho explicação para nada e as vezes me desconheço,pois tenho um grande amor ao meu lado e mesmo sendo do mesmo sexo,somos bem mais vividas,resolvidas,amadas, respeitadas,amigas,enamorada e verdadeiras e que temos tudo de um bom casal e dessentes os quais muitos casais héteros não tem. Porque meu Deus, se eu tivesse uma doença ruim eu entenderia por estar doente,ou alguma mutilação,mas nada disso e não me encontro e me perco tanto a este ponto de não mais querer ficar assim e aqui e não suporto mais viver aqui e peço perdão e desculpas ao meu grande amor e a minha família, digo a quem me ama e não sabem destes impasses e problemas que me rodeiam.
    Esta é a minha vontade,ir embora daqui e de não estar mais neste mundo e sim me preparar para uma outra vida em um mundo mais decente e ainda sim pedir a Deus para novamente encontrar a minha única cara metade e meu tudo ou ate mesmo vil como filho ou filha de minha amada mãe novamente.
    Será que alguém vive ou também e assim , espero que os leitores me entender !!!

    Curtir

  41. Decidi q vou me suicidar neste final de semana. Não só eu, vai morrer minha irmã, meu pai e meus 4 gatos. Não tenho depressão, tenho conhecimento espiritual, estou ciente das consequências de um suicida. Meus problemas são unicamente financeiros, devo uma fortuna não encontro uma forma de pagar essas pessoas. Na minha idade, 52 anos, não acho emprego nem de faxineira. Pedi muito ajuda a Deus, a Jesus, aos espíritos de luz q me mostrasse um caminho, uma luz, algo q abrisse as portas para q conseguíssemos sair dessa situação tão terrível q estamos passando. Mas nunca recebi nada, nunca surgiu um fio de esperança. Todas nossas tentativas fracassaram de maneira inexplicável. Está na bíblia, bata e a porta se abrirá, peça e será atendido, fiz isso, me ajoelhei, implorei ajuda, não uma solução imediata mas uma luz q me guiasse a um caminho onde um negócio certo me fizesse a começar a ganhar dinheiro e pudéssemos aos poucos horar essas dívidas. O q recebi foi apenas silêncio e o fundo do poço aumentando mais sua profundidade.
    Onde está este Pai amoroso de q Jesus fala, esse pai q te ampara, te acolhe na hora do desespero? Tenho duas opções: viro moradora de rua, pois não posso mais pagar aluguel e nem as contas fixas, ou me mato, pois assim meus credores vão entender o motivo de eu não ter pago minhas dívidas, vamos pagar com a vida. Num mundo cruel e de uma desigualdade abismal, onde 90% de todo dinheiro do mundo está nas mãos de 1% da população, onde se vê um jogador de futebol ganhando 10 milhões por mês p/ jogar bola. Onde se vê celebridades desfilando c/ uma bolsa de grife q custa 50 mil, ou comprando mansões de 200 milhões p/ passar as férias e tantos outros absurdos, do outro lado não se dá nem oportunidade de uma pessoa trabalhar p/ ganhar um salário mínimo p/ sobreviver. É muita crueldade, não tem mais como viver num mundo tão desigual e injusto como este q estamos vivendo. Foi um desabafo, obrigada por me ouvir.

    Curtir

  42. tenho 25 anos e desde a adolescencia sinto que tenho tendêncidas suicidas, hoje sinto que minhas forças estão acabando, tenho medo do que vai vir quando eu conseguir me matar, escrevi uma carta queria que me entendessem mas me sinto um intrusa nesse mundo, sou filha adotiva e uma aposta mal feita, meus pais devem se arrepender de ter feito isso, me sinto um transtorno e aqui não é meu lugar

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s