Magnetismo e Espiritismo

fractal2

O Magnetismo existe desde a origem do universo. Em todos os corpos, todas as partículas existentes na natureza, no micro e macro universo, o magnetismo se faz presente e é através desse “fluído elétrico”, que todos nós, os seres pensantes se atraem ou se repelem, se influenciando mutuamente de acordo com suas emoções, pensamentos e sentimentos.
Desde os mais remotos registros antropológicos e sociológicos podemos observar a utilização do magnetismo como método de cura, fortalecimento orgânico e fisiológico e também como forma de conservação de corpos, como por exemplo, o comportamento mortuário das antigas civilizações com os embalsamentos de cadáveres.

Em “O Livro dos Espíritos” (Allan Kardec), os espíritos já nos sinalizavam para o magnetismo na resposta ao item 388 do capítulo “Simpatias e Antipatias Terrenas”:

388- Os encontros que se dão algumas vezes entre certas pessoas, e que se atribuem ao acaso, não seriam o efeito de uma espécie de relações simpáticas?

– Há entre os seres pensantes, ligações que ainda não conheceis. O Magnetismo é a bússola desta ciência, que mais tarde compreendereis melhor.

Essa resposta coloca o magnetismo como o impulso dessa ciência, ou seja, ele é o comando que age para que haja esses encontros quando necessitamos da convivência com alguém, sempre visando o progresso espiritual de todos. Convém, por outro lado ressaltar, fazendo aqui uma citação a Jacob Melo, em seu livro “Cure-se e Cure pelos Passes”, que “sempre que os espíritos se referem ao fluído magnético, estão fazendo referência aos fluídos vitais e espirituais e não aos campos magnéticos como a Física determina e domina”.

Estamos todos nós, o tempo todo, numa constante troca de energia que se dá através de ondas eletromagnéticas, e essas ondas são constituídas de fótons, que atuam sobre as partículas do ambiente e dos corpos, tendo o pensamento como o veículo que determina a sua ação, podendo ser benéfica ou maléfica, conforme a fonte que o irradia.

Por fim, não podemos desvincular o magnetismo da ciência espírita, uma vez que, todas as manifestações espíritas têm a sua origem e fundamentação nos fenômenos de ordem magnética. Como a doutrina espírita poderia em seu aspecto científico estudar as manifestações mediúnicas, o passe, as curas, sem adentrar nesse mister?

 

Referências:
Livro dos Espíritos (Allan Kardec)
Cure-se e Cure pelos Passes (Jacob Melo)
Revista Cristã de Espiritismo, Nelson Moraes, edição 46

3 comentários sobre “Magnetismo e Espiritismo

  1. Verdade, o magnetismo era muito usado nas cirurgias no antigo Egito. Segundo consta pessoas dotadas de forte magnetismo pessoal mesmo sendo broncas eram convocadas para ficar na sala de cirurgia para conter hemorragias.

    Curtir

  2. À exemplo do magnetismo, fácil será reconhecer que tudo é energia, boa ou má. Um dos motivos porque Veganos Espíritas não comem carne, é o fato de que o animal, ao ser abatido no Matadouro para virar almoço de “realezas” humanas, libera as energias negativas e deletérias do medo, da angústia e do desespero na própria carne que as pessoas consomem na condição de “saudável”, só que não. Nos cadáveres deles, invisível mas presente, se encontra a morte dele, o pavor que sentiu e o que sofreu, em seus momentos finais, sem socorro e sem paz. Energia positiva vem da Mãe Terra, dos cereais, legumes, hortaliças, frutas e grãos, com o magnetismo do sol e da chuva impregnado neles e sem uma gota de sangue, sequer. Seja Vegano.

    Curtir

Deixe um comentário