Os Bastidores invisíveis de uma Reunião Espírita

1

Já falamos em artigo anterior sobre os Centros espíritas e seus aspectos físicos e organizacionais. Neste artigo falaremos sobre os bastidores espirituais da reunião espírita. O que acontece durante a oração? no momento da palestra? durante os passes? esses e outros mais assuntos serão abordados neste artigo

Toda casa espírita possui uma direção espiritual. Enquanto os trabalhos no mundo material são executados, em simultaneidade, os trabalhos dos desencarnados acontecem vinte e quatro horas pro dia nos sete dias da semana. Os espíritos na casa espírita tem tarefas bem definidas para o auxílio de poderosa instituição de fé e amor cristãos. Dentre eles podemos classificar os principais nos quais iremos nos ater que são os trabalhos de comunicação, vigilância , tratamento espiritual e esclarecimento.

Todo centro possui a proteção espiritual a ele compatível. essa proteção pode ser classificada como um trabalho de vigilância. Os espíritos responsáveis pela tutela da segurança espiritual do ambiente da casa espírita são incumbidos de proteger magneticamente de ataques ou de invasões menos felizes dos espíritos presos em atrasos morais. É neste setor que atuam forças fluídicas que permitem ou não a entrada de entidades no ambiente da reunião espírita. Isso se deve ao fato de que o equilíbrio fluídico deve ser preservado a fim de que não sejam afetadas as tarefas de encarnados e desencarnados da casa espírita.

2

Os trabalhos de Comunicação são geralmente desempenhados por médiuns e espíritos especializados neste tipo de tarefa. No mundo espiritual são separadas as cartas mediúnicas que poderão vir aos parentes encarnados, bem como as orientações espirituais solicitadas no receituário mediúnico através de atendimentos espirituais conforme cada casa. Este departamento também se responsabiliza pelas comunicações espirituais mediúnicas que ocorram em função da mensagem do plano espiritual durante as reuniões públicas. Nesses casos é o trabalho dessa equipe valorosa que une o médium e a entidade comunicante além de manter-lhes o padrão energético para que possa ser de maior proveito a interação espiritual durante o processo.

image052

O setor de Tratamento espiritual desempenha importantes funções com relação a identificação e a renovação energética dos escarnados e desencarnados que são auxiliados no centro espírita. Através desse setor, espíritos são auxiliados nos seus mais diversos panoramas espirituais. Doenças físicas são tratadas através da origem espiritual delas e principalmente situações mais intimas como depressão e problemas dos mais profundos de ordem espiritual são nesse momento trabalhados para a melhora conforme as necessidades e merecimentos do indivíduo. O grupo responsável pelo tratamento espiritual pode trabalhar em conjunto com os outros e principalmente com o setor de esclarecimentos que atende às necessidades do atendimento fraterno, ajudando a identificar e a receitar medidas para as mais variadas problemáticas humanas. Outro momento importante para este grupo é o de passes e o da prece. Nesses momentos eles tem mais facilidade de lidar com os fluídos dos encarnados, devido principalmente a sua flexibilidade neste momento. No momento de prece e de passes o encarnado liberta-se temporariamente das apreensões e dos problemas íntimos, tornando seu fluído muito mais maleável e manipulável. É ai que a equipe espiritual entra em ação para amenizar os fluídos deletérios e energizar os bons fluídos, aplicando-se o equilíbrio de energias e restaurando-se as esgotadas.

3

Por fim o setor de Esclarecimento fica responsável pelo auxílio do palestrante durante a palestra, intuindo e auxiliando a todos no salão de palestras para que tenham a maior percepção possível dos ensinamentos doutrinários que o orador lhes traz. Nesse momento os amigos espirituais trabalham naqueles que sinceramente encontram-se ligados ao palestrante por ondas de interesse genuíno em aprender com o evangelho. No livro “Na seara do bem” pelo espírito Antônio C. Tonini pelo médium Luiz antônio Ferraz os espíritos dissertam sobre o problema dos dorminhocos que acabam por perder o grande manancial de elucidação evangélica contido na dissertação do orador. No mesmo setor ficam responsabilizados os orientadores do atendimento fraterno que recebem todo auxílio dos desencarnados para ajudar os mais diversos problemas dos frequentadores que ficam após a reunião em busca de uma palavra amiga de consolo e de amor.

4

Dentro dessas divisões existem ainda outras que facilitam o trabalho do centro espírita a se manter sempre vivo. Importante é frisar que após o encerramento de atividades do centro e o fechamento do mesmo os trabalhos continuam na esfera espiritual. O centro espírita não se limita espiritualmente ao seu espaço geográfico. Ele se estende e diversas vezes toma proporções mais de mil vezes o seu tamanho físico. Além do mais, a noite , com a emancipação dos trabalhadores da casa espírita, os trabalhos espirituais prosseguem com o auxilio dos encarnados – agora emancipados em espírito – juntamente dos espíritos dirigentes da casa espírita.

Quem iria imaginar tamanho serviço sendo feito em nosso favor? como menosprezar a infinita misericórdia divina que nos manda seus anjos mensageiros para nos auxiliar na marcha do progresso! É substancial o tanto de recursos que Deus nos dispõe para que possamos fazer as escolhas mais corretas e seguir o caminho da alegria infinita do trabalho em cristo. A casa espírita, muito mais do que bancos de plastico e uma tribuna com um palestrante é enorme educandário de almas, hospital de espíritos e laboratório de existências. É a instituição de Jesus na terra. É a boa nova espalhada para todos os seres da criação. Sejamos gratos a essa divina oportunidade de estarmos fazendo parte disso!

Que possamos agora compreender melhor a importância de cada um na casa espírita. Entendamos agora que aquele momento em que estamos lá, uma falange de espíritos trabalha para nos auxiliar na renovação moral proposta por Jesus quando disse que “onde dois ou mais estiverem ali estarei” Jesus está conosco, através dos seus mensageiros nos traz a boa nova em formas mais diferenciadas possíveis para que todos possam ser tocados pelos ensinos evangélicos deixados por ele. A máxima cristã se aplica sempre em toda casa espírita que se aplica no bem, pois fora da caridade não há salvação e o centro espírita é para nós, ponto inicial da caridade de nós para conosco mesmo e de Deus para com todas as criaturas!

Que possamos sempre lembrar do importante trabalho dos amigos espirituais que direcionam os bastidores invisíveis de uma reunião espírita, pois eles são benfeitores anônimos nos auxiliando na escalada evolutiva. Muita paz!

Para este texto utilizamos como obra de apoio o livro : “Na Seara do bem” de Luís Antônio Ferraz pelo espírito de Antônio Carlos Tonini.

 

Um comentário sobre “Os Bastidores invisíveis de uma Reunião Espírita

  1. Por analogia, em todas as atividades humanas existem bastidores invisíveis espirituais, com Entidades afinizadas com a egrégora de cada ambiente. Cada Lar humano possui, além de seus moradores convencionais encarnados, os moradores ou visitantes invisíveis atraídos pelos assuntos que caracterizam cada ambiente familiar, influenciando e sendo influenciados por pensamentos, palavras e atos recíprocos que se permeiam formando a atmosfera ideal ou não de nossa morada, conforme nossa escolha. Por isso é tão importante manter emoções equilibradas a fim de que os irmãos invisíveis presentes sejam aqueles amigos que escolheram estar conosco a fim de nos ajudar nas dificuldades, sem contudo interferir em nossas deliberações.Elegemos as companhias através do nosso livre arbítrio e somos os responsáveis diretos pela proteção ou pelo prejuízo causado por elas, em atendimento ao nosso convite.

    Curtir

Deixe um comentário