Ano Novo – Tempo de Transformação

ano

Reconhece-se o verdadeiro Espírita pela sua transformação moral e pelos esforços que faz para domar suas más inclinações. KARDEC, Allan. O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XVII, item 4.

Santo Agostinho já nos dizia que todas as noites, quando formos dormir, deveríamos passar em revista o nosso dia, ver no que poderíamos ter sido melhores, os erros, enganos. E isso não para nos autotorturarmos, mas para reavaliarmos, identificarmos de acordo com o grau pessoal de cada um  e melhorarmos, reavaliarmos, identificar e tentar mudar.

A cada final de um ano, todos fazemos uma reflexão sobre todo o ano que passou, colocamos na balança e temos noção para o lado que essa pendeu, e também agradecemos ao Pai Soberano a oportunidade de encerrarmos mais um ciclo e iniciarmos uma “nova” jornada.

Kardec nos ensina, com seu bom senso, que é necessário cuidar da nossa transformação moral.

Ele nos diz: “Aquele que pode ser, com razão, qualificado de Espírita verdadeiro e sincero, se acha em grau superior de adiantamento moral.” O Espírito, que domina de modo mais completo a matéria, dá-lhe uma percepção mais clara do futuro; os princípios da Doutrina lhe fazem vibrar fibras que nos outros se conservam inertes. Em suma: é tocado no coração, pelo que inabalável se lhe torna a fé, e fé raciocinada.

A proposta filosófica e moral do Espiritismo é a transformação pessoal de nós, adeptos, para melhor. A beleza e a sabedoria da filosofia espírita nos trazem respostas às mais perturbadoras questões, baseadas na razão e na lógica.

Ainda somos aprendizes da Doutrina de Cristo, passíveis de erros, mas com grande vontade de melhorar, de conhecer a nós mesmos, de divulgar a doutrina consoladora e  de ser verdadeiramente cristãos.

Ano Novo, para nós: (Re)começar a jornada com arestas  aparadas, e renovado o contrato de seguir no Bem-Maior com o que o Mestre nos deixou.

Um 2019 cheio de paz de espírito, muita luz na nossa caminhada , muito amor para distribuir em forma de solidariedade, gentileza, amizade, caridade , compaixão , fraternidade a tudo e a todos!

Que as mãos de Deus guiem nossas vidas para que tudo transcorra em harmonia, saúde, fortaleza de ânimo, união, solidariedade, muitas alegrias e conquistas!

Que os espíritos amigos que nos protegem e auxiliam estejam conosco a cada segundo, nos intuindo o melhor caminho, a melhor decisão. Que Jesus renasça em nossos corações cada vez que nos sentirmos “sozinhos”.

Que as luzes do novo ano acendam em nós o desejo mais sincero de sermos melhores a cada dia, porque o mundo melhor com que todos nós sonhamos começa exatamente na nossa casa, no ser iluminado que habita em nós.

3 comentários sobre “Ano Novo – Tempo de Transformação

  1. Transformações e reformas são inevitáveis ao progresso. A natureza se transforma durante as 4 estações, jogando fora as folhas mortas para florir e frutificar de novo, no entanto a teoria na prática é outra para humanos teimosos, que começam o ano se encharcando de champanhe porque não conseguem sentir alegria sem ajuda do álcool. Outros se endividaram até a raiz dos cabelos, exatamente como no ano passado e começarão um Novo Tempo sem créditos e cheios de preocupações. Muitos se abraçam e beijam na praia sob a luz artificial dos fogos de artifício, que, como o próprio nome diz, são artificiais porque acabam e passam, mas não conseguiram fazer as pazes com o vizinho do lado nem com o parente próximo. Nem todos se renovarão de verdade, começando por aparar arestas do supérfluo, do desnecessário, aliviando armários da energia negativa do excesso, doando roupas e sapatos. Outros trocarão efusivas mensagens de afeto na telinha, exortando à paz, ao amor, à fraternidade e à compaixão, mastigando pedaços dos irmãozinhos de Francisco e chupando ossos de cadáveres dos animais, como se isso fosse imprescindível, indispensável e necessário para sua sobrevivência. Não é. Renovar é preciso, mas muitos não vão conseguir nesta virada, deixar de fumar, de beber, de fazer fofoca e quem sabe, muitos Novos Anos serão precisos para que o homem velho dê lugar ao novo, para que olhemos para um animal sem imaginá-lo na panela, para que esqueçamos mágoas antigas, virulentas e deterioradas que conservamos guardadas no coração como pérolas, porque não queremos ceder, perdoar, esquecer, relevar, absolver e desculpar, achando que isso nos tornaria fracos e menores diante dos outros. Não é imprescindível ser católico, nem relevante ser espírita, nem é fundamental ser evangélico mas será permitido ser ateu, se você começar o Novo Tempo, renovado de verdade, recitando o Mantra da Compaixão e pulando as ondas dos obstáculos, porque não vai adiantar muito comer romã, lentilhas, usar cristais e roupa branca, tomar banho de descarrego, subir degraus com o pé direito, carregar folhas de arruda, acender velas e esparzir água benta se você chegar ao final de 2019 exatamente como começou, isto é, fazendo promessas não cumpridas, procurando a felicidade onde ela não está e esperando as bênçãos do Céu, sem mover sequer uma palha.

    Curtido por 2 pessoas

    • Você tem razão, Marta!
      Irei até escrever a respeito. Mas aproveitemos o dia de hoje, as energias balsâmicas, salutares, positivas que toda a espiritualidade também comemora, como na entrevista com Divaldo, ele nos diz que lá fazem o “balanço” também, contabilizando mais o que houve de bom para toda humanidade. Por favor, olhe este vídeo extremamente explicativo para todas as questões que você expôs. Um Feliz 2019, que traga paz, a fé renovada e fortificada nos nossos corações. Que Deus oriente, proteja e abençoe com um ano de muitas alegrias, saúde, amor, luz e paz! 🙏🏻❤️✨
      http://www.youtube.com/watch?v=cZLADiEdakw

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s