Por que devemos perdoar?

oracao

Quantas vezes nos deparamos com situações em que o próximo nos ofende, nos calunia e nos humilha? quantas mágoas guardamos de irmãos menos esclarecidos ou de pessoas que acabam se descontrolando e descontando em nós toda a amargura que sentem?

Então Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: “Senhor, quantas vezes deverei perdoar a meu irmão quando ele pecar contra mim? Até sete vezes?” Jesus respondeu: “Eu digo a você: Não até sete, mas até setenta vezes sete.
Matheus 18:21-22

Entendemos pois que o perdão segundo Jesus Cristo, nosso mestre, seria algo extremamente importante para a nossa marcha no progresso espiritual. Listamos alguns motivos pelos quais isso seria verdade:

Quem perdoa se liberta

-

O perdão é uma das coisas mais libertadoras que alguém pode fazer. A falta de perdão é como uma pedra amarrada na perna de alguém, que a arrasta para o fundo do mar. Aquele que perdoa tem em si quebradas as correntes do rancor, da mágoa, do ódio e da vingança.

Simplesmente a pessoa ao perdoar se livra de um peso que não merece e nem precisa carregar. Imagine pois que se um irmão de caminhada lhe ofende de que ajudaria tanto a ti quanto a ele guardar rancor de uma situação que nada poderá mudar? Acaso somos tão perfeitos assim que não cometemos erros e também decepcionamos outras pessoas? e se fosse o inverso não gostaríamos de ser perdoados para que possamos melhorar enquanto espíritos em evolução? Devemos sempre pensar que um dia somos vítimas mas também poderemos noutro ser algozes.

Quem perdoa evolui

Essa questão é tão importante quanto a anterior. Imaginemos que para perdoarmos quem nos ofendeu precisamos de pelo menos um pensamento voltado para a empatia e a caridade e sendo esta última a salvação mencionada por Allan Kardec temos então através do perdão sincero uma ferramenta de grande valor para a evolução moral e espiritual do indivíduo.

Quem perdoa cria laços

perdao

Pode parecer difícil ,no momento, para cada um de nós entender essa expressão afinal, quem criaria laços com o assassino que tirou a vida de um ente querido? Pois bem meus irmãos, não é necessariamente um laço de amor como o que vivemos com os espíritos afins. Porém entenda que, ao perdoar, você se torna diretamente responsável pela sua evolução e a evolução do ser que você acaba de perdoar. Este ato de caridade não reflete somente em quem perdoa mas também em quem se beneficia deste perdão. 

Por vezes um ato de perdão pode ser o estopim para uma mudança interior tão sensível em um indivíduo brutalizado que o seu laço com aquele pequeno salto espiritual será eterno.

Sinto dificuldade em perdoar…o que devo fazer?

Simples: Ore! ore muito, Deus em sua infinita compreensão e justiça sabe que cada um de nós tem suas limitações e ele não espera que ignoremos isso. Para Deus o valor do perdão se dá quando este é realmente sincero e faz a ofensa virar ensinamento e a mágoa virar compreensão e amor. 

Se acaso um irmão vos ofendeu e não consegues perdoa-lo, ore e peça a Deus que seu espírito tenha compreensão para que um dia possa perdoar o infeliz ato que possam ter praticado contra ti. lembre-se por vezes você também foi quem precisou de perdão.

Exercitamos o perdão meus irmãos e esperemos que Deus nos perdoe sempre que cometermos nossos erros tão necessários à nossa evolução. Muita Paz!

5 comentários sobre “Por que devemos perdoar?

  1. Com certeza não é fácil ! Eu mesma fui muito ofendida e caluniada, sem merecer, apenas porque sempre fui feliz e tenho muita sorte, o que causa muita inveja. E realmente pessoas de muito baixo nível espiritual , espíritos ainda ignorantes,não compreendem porque alguém pode ser feliz. Confesso, não consegui perdoar totalmente essas pessoas, porém, não sinto mais tanta raiva no meu coração. Creio em Deus e continuo muito realizada e feliz.Como filha de uma mãe Espirita, que foi uma mentora de muita luz e bondade, e sempre me deu bons ensinamentos através de seu exemplo de vida, não sinto ódio, apenas não quero mais nenhuma dessas pessoas perto de mim. Continuarei orando para que Deus me dê cada vez mais entendimento e agradecendo por todas as graças que recebo. ” O Senhor é o meu Pastor, não me faltará !”

    Curtir

  2. Devemos perdoar porque precisamos do alheio perdão, senão desta vida, de outras, porque não lembramos dos equívocos cometidos contra o próximo na existência anterior (ainda bem), nem das atrocidades perpetradas contra aqueles que nos fizeram apenas o bem e foram por nós maltratados. Não somos anjos ainda e o fato de estarmos reencarnados em um Mundo de Expiação e Provas, nos caracteriza a imperfeição da alma e nos deveria sinalizar para a humildade de recebermos desacatos e ofensas como as cobranças justas da Lei para que nos apresentemos, um dia, libertos das contas contraídas por nós próprios, na condição de filhos redimidos de volta para casa e para o abraço do Pai.

    Curtir

Deixe um comentário