Ser Espírita…

s

O que é ser espírita? muitas vezes quando dizemos ser espíritas as pessoas nos perguntam o que é o espiritismo, quais nossas crenças, se acreditamos em Deus ou em Jesus, e por ai vai…

Mas nós sabemos o que é ser espírita? Bem creio que vocês saibam, pois o espiritismo é para cada um algo de importância moral. Allan Kardec afirmou, em O Evangelho segundo o Espiritismo, que o verdadeiro Espírita é reconhecido pela sua transformação moral e pelos esforços que emprega em domar suas más tendências.

O espiritismo é uma doutrina revolucionária que traz a fé raciocinada, pautada em revelações dos espíritos trazidas através da codificação de Allan Kardec em suas 5 obras básicas. Delas Kardec discorre sobre todos os assuntos cotidianos que enfrentamos e chega até a questões religiosas e científicas complexas, tudo com explicações lógicas e intuitivas trazidas pelos amigos espirituais.

Daí podemos perceber a proposta da doutrina espírita através do pedido de Kardec em suas obras para a auto crítica e a auto-análise de nossos atos, de nossas crenças. Kardec nos convida à elevação da conduta moral do ser, a fim de se progredir na escala evolutiva que é lei primeira do universo.

Ser espírita significa o olhar interior, a localização e a aceitação de nossa condição e a busca pela melhora e evolução de nossas aptidões e defeitos. Entendemos que não existe o “CERTO” ou o “ERRADO” e sim a “AÇÃO” e a “REAÇÃO” , lei de constante aplicação em nossas vidas e causador das nossas sucessivas necessidades de reencarnar e progredir.

Por fim, gostaria de deixar a reflexão para cada um de vocês… Perguntem-se, internamente, para você… o que é ser espírita?

Muita Paz!

14 comentários sobre “Ser Espírita…

  1. gostei muito do que li e adoraria conhecer mais sobre o espiritismo segundo alan kardec, ainda não tive o privilégio de conhecer nenhum centro de estudos aqui perto mas, adoraria de verdade.

    Curtir

  2. Ser Espírita é desvendar aos poucos os segredos que habitam dentro de nós, é desvendar e ir entendendo um pouquindo de tudo e de todos. Assim fui descobrindo o verdadeiro sentido da Vida e o que estamos fazendo no mundo… é o Perdão, por exemplo, descobri que a nomenclatura certa é
    Auto Perdão. Resumindo, descobri que se eu me libertasse dos sentimentos negativos e não permitisse o mesmo continuando habitar minha essência, comecei a perceber que aos poucos com o tempo mesmo eu já quase não mais me ofendia com as pessoas que me atacavam com palavras ofensivas, percebi, que não contra atacando eu não me onfendia mais, as pessoas foram percebendo e me dizendo que eu estava diferente, mais calma, mais compreensiva. ..o barato e mais importante foi que a minha família hoje me respeitam e ainda pedem conselhos. Enfim, a Doutrina Espírita e junto com os estudos clariou as coisas boas que eu não enxergava. Isso foi um treinamenro que criei com as inspirações dos estudos. Hoje não consigo mais frequentar festas e nem beber bebidas alcoólicas e me sinto feliz. Hoje eu n tenho problemas….

    Curtir

  3. Acredito que no Mundo Regenerado de amanhã, não seremos espíritas, nem católicos, nem umbandistas, nem evangélicos porque seremos Irmãos. Esse vocábulo prosaico, nem sempre compreendido e vivenciado quando se trata de ser ou não ser desta ou daquela religião, porque sempre acharemos que a nossa é a melhor a ser praticada, quando não precisa ser a melhor mas aquela que nos torne melhor, esta sim, a verdadeira.Seremos irmãos, professando a crença no Deus comum que nos sustenta e motiva, independente de catecismos, bíblias, pentateucos ou liturgias, porque comprovadamente, essa diversidade de segmentos religiosos, no mundo, não conseguiu reunir-nos em torno do bem comum, pelo contrário, separou irmãos, segregou amigos, espalhou ódio, preconceitos e rupturas na convivência que deveria ser pacífica entre terráqueos, mas tem sido o caos da Inquisição, das fogueiras, das perseguições, das guerras fratricidas em nome de Deus, por causa de quem se mata e morre, com a desculpa de “agradá-Lo”. Não precisaremos ser espíritas para chorar a dor do outro, sofrendo com ele e tentando minimizar sua prova, se não conseguirmos extingui-la. Não precisaremos decorar versículos, capítulos e orações porque estaremos vinculados à Divindade em permanente prece, realizando o bem ao próximo, assim como se respira, sem a preocupação de respirar. Tudo o que nos condicionar a parâmetros supostamente verdadeiros e presumidamente imprescindíveis, corre o risco de nos tolher o passo, embaralhando o movimento da alma que precisa estar livre das páginas amarelas do Tempo para encontrar Deus no seu futuro, acima de tudo como o Pai de todos nós que sempre foi e é.

    Curtir

  4. “`Muitas perguntas e respostas nuca poderia ser elaborada na mente muito menos dita A elaboração de uma imaginação que pode ser uma pergunta ou uma resposta do ego disendo-se saber a resposta ou a pegunta antes mesmo do fato acorrer eleva-se a inspiração da materialização que é a realização do bem ou do mal que vai manifestar e muitas das vezes não demos conta da realidade que estar acontecendo ao nosso redor liguemos o mundo onde homem não pisa posso chamar-la de mente consciente ao mundo que nos vivemos e podemos sentir tocar ver ouvir compreender que não precisamos ficar prevendo o futuro mais viver o presente o agora compriendendo cada passo sabendo que o próximo será desabrochado com decorrer do andar do pensar e do julgar lembremos das palavras do Cristo o vivo quem querer salvar-la sua vida perder-la-a e quem perder a sua vida acha-la-a.*devemos tirar o foco de tudo aquilo que nos machuca, resistir ao maligno e ele fugirá de você; a ciência já provou que somos feito de energia, a energia é resumida em espírito encarnados ou desencarnados tudo que pensamos é espírito vigiai e orai reconheça o que está visível e o que está oculto ficará claro posso dizer conhecereis a verdade e a verdade vós libertará.

    Curtir

  5. **Para mim ser espírita é tentar ser uma pessoa melhor a cada dia, tentando não julgar os defeitos de nosso próximo e no nosso alcance, ajudar sem buscar reconhecimento..E sempre ao final do dia, fazer uma reflexão no que acertou ou errou e ir se aperfeiçoando, não é fácil, mas valerá a pena, pois nos dará uma paz muito grande..Paz & Luz a todos..♥

    Curtir

    • Ser espírita não é mais importante do que ser cristão e você, Luzia, com certeza conseguiu entender direitinho isso, porque independente de pertencer a alguma religião ou seita, se você FOR BOM, poderá até mesmo ser ateu, que Deus estará sempre ao seu lado. Muita paz também.

      Curtir

Deixe um comentário