A Filosofia no espiritismo

Ferramentas-de-autoconhecimento

A prática espírita exige de nós o conhecimento de si mesmo e a elevação do ser à matéria. Com isso entram fatores importantíssimos no âmbito psicológico-social que influenciam na nossa caracterização enquanto espíritos. A filosofia espírita é baseada no estudo detalhado de casos reais com possibilidades de reflexões suficientemente baseadas a ponto de nos tornar questionadores insaciáveis em busca de respostas cada vez mais amplas e ao mesmo tempo específicas.

O espiritismo estimula o espírita a buscar o autoconhecimento, que é a base para a compreensão de si mesmo e seu papel junto a sociedade. Através dos estudos espíritas buscamos dentro de nós a solução para os problemas do mundo. A percepção do espírito é para nós espíritas como a percepção descartiana do “penso logo existo” .

Através dessa percepção espiritual o ser amplia seus horizontes de pensamento e busca através de uma nova perspectiva , mais branda, calma e muitas vezes mais sensata. O espiritismo instrui o ser a se enxergar como parte de um todo de forma positivista, racional e humanitária.

Segundo os espíritos o espiritismo é a terceira revelação, o consolador prometido por Jesus e isso se evidencia mais com o passar do tempo em que a filosofia espírita preenche uma lacuna maior entre a racionalidade e a religiosidade. Buscamos através da fé o entendimento lógico baseado em estudos e reflexões demoradas. Com isso obtemos uma doutrina extremamente costurada nas ideias que, ao se conectarem, nos dão um quadro mais nítido sobre o que somos e para aonde vamos.

Aliás as questões básicas da antropologia que são, do prisma filosófico, questões que sempre instigaram o homem são respondidas todas desde a publicação de “O livro dos espíritos” de Allan Kardec. Através desse conhecimento trazido do além, o homem tornou-se capaz de analisar a realidade com o olhar espiritual, recebeu novas definições quanto a vida espiritual e pôde, finalmente, ligar as reflexões de filósofos com a prática existencial.

Kardec por si só já era um grande filósofo. Formado na escola de Pestalozzi, desde cedo sempre foi grande questionador e comprovou ao entrar nessa renomada instituição de que se tratava de um espírito com grande valor adquirido de existências anteriores como estudioso. Kardec chama nossa atenção para que o deslumbramento mediante ao fato mediúnico não seja mais importante que a questão filosófica por trás daquelas mensagens recebidas. Desde as respostas mais inteligentes a perguntas mais inteligentes, kardec se afastou das atividades pueris com relação a mediunidade e tratou de assuntos mais sérios e de caráter filosófico mais relevantes como questões éticas, sociais, filosóficas e morais.

Isso deu ao espiritismo um Status nunca antes alcançado pro uma religião na época do positivismo: O de ciência. Pois através de comprovações factíveis o espiritismo mostrava que era real e não apenas produto de reflexões ilimitadas de caráter real. A filosofia neste caso ajudou a montar no espiritismo um padrão de análises e a formação de uma doutrina. A doutrina espírita se consagrou através das décadas seguintes com outros ilustres médiuns e divulgadores espíritas que buscaram dentro de seus estudos fazer a ponte do pensamento filosófico espírita e a nossa percepção de mundo. Podemos citar : Léon Denis, Sir Arthur conan doyle , entre outros grandes pensadores e divulgadores espíritas.

Do ponto de vista espírita, a doutrina nos traz o elo de ligação perfeito à filosofia. Entendemos que a percepção é uma faculdade geral do espírito, que se desenvolve conforme suas consecutivas existências, construindo “da base ao teto” o caráter e a sua individualidade como um todo.

Com isso temos que a Filosofia espírita nos comporta a ideia de que temos que nos conhecer, nos melhorar e de forma humanitária e coerente melhoraremos o mundo. Através dessa filosofia a educação do homem como um todo se torna mais evidente e mais dinâmica, misturando-se ao empirismo social e às novidades de características morais. O homem torna-se controlador de si mesmo a medida que se eleva e se conhece. Somente através disso é que a evolução se dá. Devemos tratar a filosofia espírita com o máximo de respeito pois foi através dessas inúmeras reflexões que Kardec pôde nos trazer um conteúdo tão rico de renovações e esperanças a todos nós! Muita paz!

 

Bibliografia utilizada como apoio: 

KARDEC, A. O Livro dos Espíritos.

PIRES, J. H. Introdução à Filosofia Espírita. 1.ed., São Paulo, Paideia, l983.

DOYLE, A.C. A História do espiritismo. 2 ed. FEB.

Anúncios

3 comentários sobre “A Filosofia no espiritismo

  1. Penso que o futuro das religiões será a ausência de religiões. Até hoje, infelizmente se tem matado e morrido em nome da Filosofia particular de cada qual, que se julga o detentor da verdade, por isso crucificaram Jesus Cristo, equivocadamente, para que fosse preservada a Lei Mosaica, rudemente defendida pelos doutores da Lei, cegos e surdos a qualquer novo alvitre que os direcionasse para a evolução própria e do mundo em que viviam. Conheciam de cor as Escrituras, de onde nenhuma vírgula poderia ser retirada sem um sonoro Anátema dos seus guardiões. No entanto Cristo não vinha para destruir a Lei, vinha para cumpri-la mas não enxergaram Nele o Mestre capaz de ensinar aquilo que não sabiam nem mesmo quando seus milagres testemunhavam sua comunhão com o Ser Divino que lhe permitia curar, consolar, compreender e salvar. Ao longo dos séculos temos levado à tortura os opositores de nossa crença. Temos lançado à fogueira os mediuns bem intencionados e apóstolos dedicados sob a alegação de serem bruxos. Temos intitulado de “Santas” as guerras, quando na verdade nenhuma guerra é santa, nem mesmo a disputa entre dois seres humanos. Religiões serão desnecessárias à medida em que aprendamos suas lições sem transformá-las em armas contra quem discorde. Quando o dia amanhece, ninguém se lembra de acender o candieiro para que a luz se faça, porque a luz já se fez. Mas enquanto é noite, as bruxuleantes luzinhas das velas oferecem apenas espaços limitados de claridade, que erroneamente pensamos ser o mundo inteiro.

    Curtir

  2. Acredito que só buscando esses conhecimentos com muita responsabilidade, chegaremos a evolução.
    Sempre seguindo exemplo do Mestre que esteve aqui entre nós,”Jesus Cristo”.

    Curtir

  3. Sincera Gratidao,
    A toda espiritualidade e a todos, que abracam este Presente Divino “O Ensinamento Espirita”
    enviado pelo Pai Celestial.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s