O Perispírito

perispirito

Na doutrina espírita muito se fala sobre perispírito, as consequências de atitudes na vida corporal que podem marca-lo ou influencia-lo. No artigo presente faremos um breve estudo sobre o perispírito, porém como  o tema é de extrema complexidade, deixaremos a cargo do leitor o aprofundamento de questões mais pontuais. 

O perispírito segundo os espíritos na pergunta 93 de o Livro dos Espíritos é “O espírito é envolvido por uma substância vaporosa para ti, porém, ainda muito grosseira para nós; todavia, bastante vaporosa para poder elevar-se na atmosfera e transportar-se para onde ele queira.” E como o qual Kardec compara : “Como o gérmen de um fruto está envolto pelo perisperma, assim também o espírito, propriamente dito, reveste-se de um invólucro que, por comparação,pode-se chamar de perispírito.”

O perispírito seria então um elo entre a carne e a alma, o corpo e o espírito. Funcionando como intermediário transmissor das sensações experimentadas pelo espírito nos dois planos materiais é como um registro perfeito das alterações sofridas pelo espírito através da vivência material.

É além disso o intermediário necessário para que o espírito tenha ação sobre o corpo. Através dele o espirito pode influenciar a matéria de forma ativa ou passiva. É no perispírito que alguns problemas de ordem emocional e espiritual podem se manifestar e refletirem em forma de doenças ou de problemas na organização corporal.

O perispírito é  feito pelo fluído cósmico universal coerente com o ambiente em que o espírito se encontra de tal forma que, facilitando o intercâmbio espiritual, o perispírito evolui conforme a alma e o corpo se depuram ou é tão grosseiro quanto a alma ou o ambiente espiritual necessário à vida.

Já foi estudado que um espírito puro ao reencarnar – Como no caso de Jesus – Necessita de se adensar para que a ligação entre o espírito e o perispírito seja realizada. Isso ocorre pois é necessário que haja compatibilidade entre a matéria e o espírito quando for ser realizado intercâmbio entre o plano espiritual e o plano material.

É também através do perispírito que o espírito se apresenta, visto que o espírito é do campo mental e sem forma, o perispírito é como o “corpo espiritual” ou a forma com que o espírito se apresenta a médiuns por exemplo. Sendo assim o perispírito é mais ou menos moldável conforme a evolução do espírito e conforme suas vivências anteriores. Um espírito com milhares de encarnações pode se apresentar como uma específica com a qual se identifique mais ou para ele tenha algum marco – Vide Emmanuel que se apresenta como sua encarnação como o senador romano Públio Lentulus – bem como pode ser modificada a qualquer momento para que o espírito seja melhor aceito por uma comunidade específica religiosa.

Sendo o espírito uma forma de pensamento que emana do centro cerebral principalmente do homem, o perispírito não pode ser diferente. Ele não se encontra num local específico do corpo mas sim irradiando no entrono deste. O perispírito segundo Obras póstumas : “perispírito não se acha encerrado nos limites do corpo, como numa caixa. Pela sua natureza fluídica, ele é expansível, irradia para o exterior e forma, em torno do corpo, uma espécie de atmosfera que o pensamento e a força da vontade podem dilatar mais ou menos” Por isso entende-se que a influencia de nossas ações, pensamentos e vibrações podem afeta-lo de forma geral, seja na questão material de utilização errônea de algum órgão corporal como na questão moral como o mau uso dos pensamentos e a invigilância dobre sentimentos.

maxresdefault

Existem ainda mais divisões como o duplo etérico, o perispírito, o corpo mental e o espírito mas estes necessitam de um estudo muito mais amplo e aprofundado, o importante é sabermos que essas subdivisões são camadas de transição entre as mais diferentes fases da matéria. A vida encarnado nos traz a matéria mais bruta sobre a qual devemos agir para que a evolução se dê em nossa alma.

O Perispírito neste caso é o registro de todas as nossas ações físicas ou emocionais sobre o nosso corpo que são marcadas na nossa alma através dele. Com isso por exemplo um fumante teria a região pulmonar do seu perispírito marcada pelos miasmas – concentrações de energia escura ou de energia impura- do seu vício. Outros vícios e fatores influenciam no nosso perispírito bem como doenças de ordem mental podem ser a dificuldade de conexão entre o perispírito com o sistema nervoso devido a necessidades pretéritas que não exploraremos neste artigo.

A ligação entre espirito, perispírito e corpo é dada por ligações comumente conhecidas como “fio de prata” e “cordão de ouro” que nada mais são que laços fluídicos que ligam a matéria e o espírito. o Laço fluídico de prata por exemplo é a ligação da vida, que liga nosso espírito com as funções básicas do organismo. É ele que por exemplo nos mantem vivos em momentos de emancipação da alma. Já o laço fluídico de ouro é a ligação do campo mental do espírito com a matéria, no cérebro físico. É nele que ocorre toda a transmissão de pensamentos e sentimentos e dele que o espírito se usa para se manifestar através da matéria.

O estudo deste assunto rende inúmeras obras literárias espíritas bem como diversos capítulos nas obras de Allan Kardec. indicamos a todos os leitores um estudo minucioso sobre o assunto a fim de que abordem de maneira mais ampla todo o conteúdo doutrinário que dele podemos aprender.

Com isso, esperamos que este breve estudo superficial sirva de incentivo para quem quer se aprofundar no assunto. Para os médiuns o estudo do perispírito é mister em seu preparo para lidar com a mediunidade e para aqueles que não possuem mediunidade extensiva é de grande valor para entendermos a importância de cuidarmos do corpo físico, da alma e de vigiarmos nossos pensamentos. Que possamos ser  felizes nas escolhas de nosso caminho para mantermos nosso perispírito perfeitamente intacto, muita paz a todos!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s