A Visão Espírita sobre a Homossexualidade

homosexualidade-adolescencia

Muitas vezes você já se perguntou sobre o assunto? Acredito que, como eu mesmo, muitos apresentaram esta dúvida ao se aprofundar no estudo do espiritismo em relação às dúvidas do cotidiano.

Bem vamos a alguns pensamentos do espiritismo:

O espiritismo acredita que o amor, em toda sua forma pura, é equivalente. Jesus nos pediu que amassemos uns aos outros não importando se somos homem e mulher, irmão ou irmã, amigo ou até mesmo inimigos.

Seguindo esta lógica entendemos que toda forma de amor, desde que verdadeira, pura e pautada no RESPEITO mútuo é a forma de amor que Jesus Cristo nos ensinou. Daí temos que nos perguntar: porque um casal homossexual, onde os dois companheiros se respeitam e se amam de verdade haveriam de ser algo contra a lei de amor ?

Agora analisando a volta deste pensamento temos a seguinte situação: Não seria mais nocivo a lei de amor, um casal heterossexual em que os companheiros não se respeitam, levam uma vida leviana e desregrada? Segundo a lógica espírita uma união somente é inválida perante a lei de progresso e amor quando uma das partes utiliza-se de forma inapropriada da energia sexual, da confiança e do respeito. Em outras palavras, o espiritismo NÃO é contra a união homossexual, mas sim contra QUALQUER união, homossexual ou heterossexual, em que sejam demonstrados o desrespeito e principalmente a promiscuidade, na qual se afasta a lei de amor.

O Espírito possui sexo?

Chegamos então à um dos pontos chave da questão da homossexualidade. Kardec pergunta em o livro dos espíritos, pergunta 200 :

Têm sexos os Espíritos?

“Não como o entendeis, pois que os sexos dependem da organização. Há
entre eles amor e simpatia, mas baseados na concordância dos sentimentos.”

Entendemos daí que os espíritos não possuem sexo definido, visto que na lei de progresso deverão passar pelas provações de encarnar em ambos os sexos, a fim de aprender e evoluir em situações diferentes exigidas em cada gênero.

homossexualidade-na-viso-esprita-6-638

Kardec Ressalta esta explicação em nota à pergunta 203:

Os Espíritos encarnam como homens ou como mulheres, porque não têm sexo. Visto que lhes cumpre progredir em tudo, cada sexo, como cada posição social, lhes proporciona provações e deveres especiais e, com isso, ensejo de ganharem experiência. Aquele que só como homem encarnasse só saberia o que sabem os homens.

Como se Explica Existirem pessoas com tendências Homossexuais?

Segundo literaturas espíritas a homossexualidade pode ser em alguns casos espíritos que acostumados a reencarnar sucessivas vezes num corpo de sexo determinado, ao reencarnar no outro, traz consigo ainda algumas sensações experimentadas nas encarnações anteriores. Isto explica a diferença de personalidades em seres de mesmo sexo com relação à certos “gostos” tidos como de meninos ou de meninas na sociedade atual.

Existem é claro casos em que pessoas se submetem a tal comportamento de forma impensada e libidinosa, o que fere em certo aspecto a lei de amor e de fraternidade.

Considerações finais

Entendemos então que o espiritismo não é de forma nenhuma contra a homossexualidade e parafraseando nosso querido Divaldo franco:

“O Espiritismo, de forma alguma, é contra a estrutura homossexual do indivíduo, não estando de acordo, porém com a pederastia, ou seja, a entrega do homossexual aos hábitos e práticas perturbadoras, o que é muito diferente.”

Caso você que lê isso seja homossexual, entenda que você não é doente e de forma alguma será condenado por Deus segundo a doutrina espírita, desde que respeite as Leis de Amor que são de âmbito geral. Caso o leitor tenha algum parente nessas condições de se descobrir homossexual compreenda, não julgues, não se precipite, tenha calma, fé e esperança. Sabemos que o maior problema para os pais neste caso é o medo do filho sofrer com a sociedade machista opressora atual, mas tenham em mente sempre que no final das contas é a Deus que devemos prestar contas, e que devemos sempre nos amparar nEle e em seus mensageiros da boa nova, espero ter ajudado nossos irmãos, fiquem na paz de Deus, Jesus nos abençõe, Muita Paz!

30 comentários sobre “A Visão Espírita sobre a Homossexualidade

    • Belo texto, Felipe Gama. Que suas palavras venham auxiliar aos que estão precisando entender e conhecer um pouco mais sobre o amor, a caridade e o respeito. Sabe-se que opiniões formadas nunca serão mudadas, mas abrir seu coração e seu pensamento para entender o próximo tb é uma maneira de evoluirmos.

      Curtir

    • Incongruência total do espiritismo. Falar-se de amor crístico é uma coisa; agora, admitir sexo entre duas pessoas, homens, por exemplo, é um absurdo! A finalidade do sexo é a procriação. Homem com homem não procria! Além do mais, é desvio de caráter. O homossexual merece todo respeito como qualquer outro ser humano. Agora, admitir que isso é correto beira o absurdo! Será que alguém poderia admitir que se Jesus estivesse entre nós iria concordar com este absurdo?
      O amor ao próximo não pode ser confundido com promiscuidade. O que falta ao articulista deste artigo é experiência de vida e estudos espíritas, pois não avançou absolutamente em nada.i

      Curtir

      • jesus discoraria totalmente do seu comentário e ainda lhe daria um sermão sobre respeito ao próximo, deveis parar de colocar opiniões pessoais a conta do espiritismo que prega o amor e respeito ao próximo, enquanto nos estivermos apontando os erros dos que escolheram seguir este caminho estaremos esquecendo os nossos erros nossos exageros, tenho certeza absoluta que Jesus aprovaria um casal homossexual que se ama e se respeita ao invés de milhares de casais heterossexuais que se traem ou se desrespeitam. Sexo é energia, se vc n sabe leia sexo e destino de andré luiz psicografia de chico xavier e busque tbm ler sexo e vida de emmanuel. ele discorre sobre o homossexual n dessa forma com bastante raiva arraigada como seu comentário mas de forma passiva e branda levando eles a entenderem que estão num tipo de evolução espiritual de acostumar-se com energias de potência sexual diferentes das que estão acostumados, achei que a maior incongruencia com o espiritismo foi vosso comentário cheio de extremismo como existe em religiões de que pastores gritam sermãos cheios de opinião própria. sugiro mais estudo e Muito, mas MUIIITO mais amor em sua vida. muita paz a vc irmão e bons estudos!

        Curtido por 1 pessoa

      • se ler o texto fala que o errado é PROMISCUIDADE seja heterossexual quanto homossexual e se sua interpretação de texto falhou ali sugiro muito mais cautela e uma leitura neutra e não pesada em opiniões pessoais totalmente parcializadas.

        Curtir

  1. Concordo, em linhas gerais com o que foi dito. ”Mais importante inclusive do que a fé…é o amor ou a caridade”” Mas lembro que isso não significa que não hajam consequências quanto ao homossexualismo. Com certeza o mais importante é buscarmos a autoreforma e vivermos uma vida pautada na caridade, mas o fato de reencarnarmos como homens ou mulheres, não ocorre por acaso ou erro divino, sendo assim, trata-se de uma forma de missão que temos a cumprir vivendo dentro das diretrizes daquele gênero. Se eu vim a este mundo diversas vezes como mulher, já evolui bastante nos atributos característicos femininos…quando venho em seguida como homem, é para tentar agora buscar a evolução nos aspectos da masculinidade, de forma a complementar nossa formação. Quando nos desviamos disto, estamos deixando de atingir objetivos previstos para esta encarnação, que deverão ser atingidos posteriormente, ou seja, estamos perdendo a oportunidade de crescer naquele quesito. Por consequência, temos que saber que, dentro do livre arbítrio, estamos incorrendo em uma falta. Entretanto, somos falhos, e assim como dentro das questões da sexualidade, incorreremos em diversos tipos de outras falhas tão graves ou mais que estas, e por isso mesmo a questão da homossexualidade, não deve ser atacada (jogue a primeira pedra quem não tiver pecados), afinal é uma dentre as várias missões que o ser humando recebe e que pode ou não ter sucesso. Mas também não deve ser incentivada, afinal DEUS não escreve certo por linhas tortas, e o incentivo a homossexualidade, pode estar ajudando a um espírito a perder uma oportunidade de evolução num dos quesitos de sua vida presente. Por fim, volto a dizer, a máxima de Jesus nosso mestre maior, realmente é que só a salvação na caridade…e isso é o que mais importa dentro de nossa vida encarnados e desencarnados.Apenas uma opinião.

    Curtir

  2. Posso estar errado em pensar da maneira como pensi mas eu acho que tanta discussão sobre homossexualidade acaba por se tornar uma espécie de apologia o que é ao menos em minha opinião ago condenável…..Eu acredito que Deus criou o homem e a mulher com suas diferenças, uma para dar a luz, de forma que por mais que um homem queira se transformar em mulher até mesm realizando cirurias para mudança de sexo, por mais cirurgias sejam feitas não acredito que um dia seja possível um Homem vir a dar a Luz, assim como duvido muito que um dia uma mulher possa vir a produzir espermatozóides…… de modo que por mais que se discuta o assunto só existem e sempre existirá apenas 2 generos ao menos em função da criação divina desculpem-me quem aprva essa atual apologia a questão de se regularizar mais gêneros, para mim essa discussão em tudo o ue é lugar, nada mais é uma apologia a Hmssexualidade….
    Nesse assunto a rede Globo é campeã não tem uma novela global que não tenha um homossexual ou, pel menos alguém com tendência, isso é ou não é um tipo de apologia?

    Curtir

    • Não isso não é apologia, isso é realidade. Saiba que você está totalmente rodeado por homossexuais e não sabe. Existe por todo lado, por isso também sempre existe nas novelas. Saiba que ser homossexual não é necessariamente, um homem querer ser mulher, mas muitas vezes um homem não gostar de mulheres, e sim de homens, e neste caso? o que o senhor sugere? Que ele se case com uma mulher e a iluda, ou que ele fique a vida inteira sozinho e casto, sabendo que existem outros como ele, que poderia estar dividindo a vida e leito? ou o senhor acha melhor a sociedade conte-lo, mata-lo, mal trata-lo, excluí-lo do mundo? É essa a lógica de deus que o senhor compreende? Uma coisa lógica e natural é o homem unir a uma mulher e procriar, mas ninguém é necessariamente obrigado a unir com o sexo oposto e procriar. se um homem não gosta de mulher, porque deveria casar-se com uma mulher? Um pai sugere a um filho que faça faculdade e seja feliz, mas se esse filho quiser ser marinheiro, sapateiro, bombeiro, padeiro?… não há nada de errado. Existe um caminho mais natural e sugestivo, mas os outros caminhos não estão errados. É apenas meu ponto de vista, ficaria feliz se o senhor pudesse pensar a respeito.

      Curtido por 1 pessoa

    • Concordo plenamente com você. Jesus ensinou o amor ao próximo e nós devemos fazer o mesmo, porém achar que perversão é ato de amor é outra coisa. Jesus disse para a mulher adultera ” Vá e não peques mais” e o próprio Deus disse. “Deixará o homem pai e mãe e se unirá a sua mulher”. Deus criou homem e mulher e querer mudar isso é querer mudar a glória de Deus. Me desculpem quem pensa ao contrário. Tenho irmão homossexual e convivemos muito bem, eu o amo mas não compactuo com a prática. Na verdade o que acontece é que o sistema do mundo mudou e hoje perdemos a noção do que é certo ou errado. Os homens estão cada vez mais amantes de si mesmos defendendo doutrinas para seu próprio prazer.

      Curtir

      • na verdade que é você ou eu pra julgar qualquer um ?ja dizia jesus que mais importante que tudo é amar e amar significa entender que cada um passa pelo seu momento, sua provação e sua necessidade e nã ocabe a felipe nem a meire nem a qualquer reles mortal dizer o que acha certo ou errado isso não nos cabe. A nós cabe somente seguir o que jesus nos falou que é o amor incondicional de todo irmão.

        Curtir

  3. Acredito que os espíritos entram nos corpos para cumprir uma missão viver para fazer o bem mas como passam de corpo em corpo tem uma formação de sexo das vidas passadas na biblia eles sao chamados espiritos do mundo pois sujeitam os corpos ao seus desejos.
    Dai os homossexuais criancas com desejos contrarios ao corpo.
    Tambem os violemtos animalescos que cometem horrores contra outros seres.
    Por isto Deus enviou Jesus Cristo homem celeste pois veio salvar os seres humamos destes espiritos colocando atraves de um pacto com Deus o espirito santo para guardar e proteger todo aquele que fizer este pacto.
    Todo que crer e for batizado sera salvo batizado pelo espirito santo.

    Curtir

  4. Interessante a explicação. Contudo, a ideia de amor do cristianismo não é essa colocada
    Jesus não tratou do amor erótico. Outra questão equivocada é que Jesus não pregou o espiritismo apesar de ter relatado sobre existência de um mundo espiritual. Por fim, Jesus não pregou a reencarnação. Logo,não é correto pegar partes dá filosofia de Jesus e aplicar em determinado caso para justificar determinada questão.

    Curtir

      • Eu que agradeço! (é a lei da ação e reação, né?! rs) Concordo com você, chega ser triste… mas, o que me acalenta é que vivemos numa época em que a informação está globalizada e muito acessível. (é o livre arbítrio, né?! rs). Ontem por exemplo, aprendi através de você sobre Jesus e Nicodemos, pois até hoje não havia estudado com mais profundidade sobre esse assunto. Obrigado de novo! rs

        Curtir

  5. Por que esta vontade moderna de aceitar tudo o que é imposto pelo Homem moderno? Jesus ensinou, com certeza, amai-vos uns aos outros, mas como vos amei. Mas Jesus não ficou de 4 para nenhum homem, falando que isso era amor divino. Muito pelo contrário, nos ensinou que um homem jamais deverá deitar-se com outro homem. Se a religião tem de aceitar tudo para ser moderninha e legal, já não é religião.

    Curtir

  6. Sou homossexual e, pasmem, não vivo com minha namorada e fico com ela somente para “satisfazer minhas vontades carnais”, inclusive, ficamos muito mais apenas juntas, do que praticando o ato em si. É engraçado que muitas pessoas pensam que é questão de escolha, como se optássemos pelo mais difícil propositalmente. Cheguei a perder minha fé em certa altura da minha vida devido pessoas como algumas que comentaram aqui fazerem esse pré-julgamento sem estarem passando pelo que eu passei. Sempre vivi com culpa e questionei por que Deus me fez dessa maneira e porque me condenava por algo que eu simplesmente não tive escolha sobre. Desde pequena eu sempre soube e, pasmem de novo, o interesse não era sexual naquela época, mas sempre existiu. Digo que respeito a todos, inclusive a minha namorada. Sempre faço bem ao próximo, o máximo que posso. Trabalho honestamente, não prejudico ninguém e tento compreender o máximo os outros que vivem em situações diferentes de mim, como os homens e mulheres que comentam com tanto ódio sobre a homossexualidade. Acho que devemos amar uns aos outros e, acima de tudo, respeitar e não julgar o próximo sem conhecer a realidade dele, alias, até mesmo conhecendo a realidade, pois o único juiz é Deus. Ele conhece meu coração e sabe de minhas intenções. Fico chateada que pensem que meu desejo pela minha namorada seja promiscuidade apenas. E fico triste que pensem que o fato de me sentir atraída por ela é pecado, mesmo que acreditando ser natural sentir atração por quem se ama. Já cedi uma vez à pressão da sociedade e tentei ser feliz com um homem. Foi uma relação que, apesar de meus esforços durou pouco. Meu namorado frequentemente insistia para ir para cama comigo, mesmo contra minha vontade e não me respeitava e nem era meu companheiro como deveria ser. O jeito que ele pensava em mim sim era promiscuo e não existia amor. Mesmo assim eu tentei, mesmo ele afirmando que o fato de eu não ceder era prova de que eu não o amava, eu o amei e me entreguei de diversas outras formas sem ser indo para a cama com ele para tentar fazer dar certo e tentar ser feliz. Eu cederia quando me sentisse segura com ele, mas não me sentia assim. Então sim, prefiro namorar uma mulher que me respeite, que esteja a meu lado e me de carinho, respeito e amor do que viver em uma relação em que eu tenha que me submeter totalmente à vontade do outro, anulando minha própria. E caso pense em me dizer que “nem todos os homens são assim”, te pergunto se devo então, em sua opinião, ficar procurando e me relacionando com vários homens até encontrar a exceção ou se eu simplesmente posso continuar com minha namorada que me dá companheirismo, amor e carinho. Prefiro ser feliz com ela e fazê-la feliz do que apenas viver para agradar aos outros, me colocando em uma relação prejudicial. Não sou melhor que ninguém, mas tento fazer o melhor à todos a minha volta e, quanto às pessoas que pensam mal de minha condição, apenas fico triste que elas percam tanto tempo julgando os outros em vez de ajudá-los de outras tantas formas que poderiam estar ajudando, seja oferecendo amor, respeito ou apenas compreendendo que, certas vezes, mesmo que não sejamos capazes de compreender as atitudes do outro, temos que respeitar e oferecer sempre o nosso melhor. Minha condição não prejudica ninguém, a não ser aqueles que não conseguem conviver com minha forma e de outras tantas pessoas de amar.

    Curtir

  7. Felipe , excelente texto . Me ajudou bastante . Obrigado ! Não comecei a estudar a doutrina , mais tenho participado das palestras , venho a cada dia amando o centro espírita . Me traz paz e entendimento de muita coisa .

    Curtir

  8. Felipe . Boa noite ! Excelente texto … Muito claro e compreensivo . Deus é amor , independente de qualquer coisa , amar o próximo como à se mesmo . Eu não escolhe , e nem pedi a Deus para ser homossexual , simplesmente , o nosso pai celestial , me concedeu a vida assim . Porque Deus sabe de tudo , de cada semente que ele põe na terra , ele sabe que caminho vai seguir . Infelizmente , vivemos em um mundo cheio de ódio , que se fosse pesquisar e estudar um pouco mais , entenderia que a homossexualidade não surgiu agora , neste mundo moderno. Vem de longas datas . Então , na vida tudo tem um propósito . Existe homossexuais que praticam a caridade , o amor , a palavra de Deus , do que muitos héteros que são preconceitos .

    Curtir

Deixe um comentário

