Por que sofremos tanto?

sss

Atualmente, com tantas calamidades sociais e com tantos problemas pessoais é muito comum escutarmos de amigos, parentes ou de nós mesmos a frase: “por que sofro tanto?”. Primeiramente seria bom estabelecer algumas diretrizes para esta discussão.

O verbo sofrer indica sentir (dor física ou moral); padecer, ter sintomas. Então podemos estabelecer que o sofrimento é um sentimento inerente da natureza da vida. Qualquer ser vivo pode experimentar o sofrimento, seja ele físico ou seja ele psicológico. Vemos exemplos na vida: uma mãe que chora pela perda do seu filho passa por sofrimento semelhante à mãe elefante que chora pela perda de seu filhote. 

Se o sofrimento é natural para que ele existe?

Uma ótima pergunta. Se Deus em sua infinita bondade e sabedoria é perfeito em todas as coisas por que ele admite o sofrimento na vida de sua criação? seria de alguma forma uma espécie de maldade ou castigo? A resposta é simple e objetiva: O sofrimento se origina em nós mesmos e é algo que cultivamos. Explicaremos melhor com alguns exemplos: Pessoas que sofrem por amor, sofrem, além de por terem sido enganadas e a outra pessoa ter parcela de culpa, mas também por terem colocando expectativas suas e ao se deparar com o insucesso de seus anseios a pessoa acaba se tornando vítima das suas expectativas frustradas.

O sofrimento de quem perde um ente querido é justificável?

Sem dúvidas! que pessoa não se sentiria mal, triste e abatida por ter perdido um ente querido? estamos num nível evolutivo que ainda somos muito apegados à presença e a constante necessidade de se ter por perto quem amamos. Aos olhos de Deus o sofrimento de uma mãe que perde o filho é completamente compreensível desde que esta não deixe de viver e não sufoque suas emoções com esta dor. Parece difícil né? aposto que você mãe que perdeu um filho ou qualquer pessoa que perdeu alguém caro nesta encarnação está lendo isso e achando impossível. Pois bem tente pensar que nada é eterno a não ser a vida e o amor de Deus. Portanto se você perdeu alguém nesta vida, não é um adeus e sim um até logo. Quando nós sabemos lidar com a morte ou a perda de alguém nós aprendemos o desapego que tanto Kardec exalta através das respostas dos espíritos no livro dos espíritos.

O que falar dos sofrimentos que geram depressão ou tristezas diárias?

Bem, chegamos ao auge da discussão quando falamos em depressão e anseios diários da vida humana. Como disse anteriormente o sofrimento é basicamente oriundo das expectativas frustradas dos seres humanos. Se quando lidarmos com um não da vida ficarmos tristes e apenas olhando pelo lado negativo da situação estaremos plantando no fértil solo das ideias obscuras que nos levam às sombras e às fronteiras da depressão. É um caminho perigoso a se seguir o da negatividade pois uma pessoa negativa tende a se tornar cega para as bençãos que tem e apenas enxerga o que de ruim acontece. Muitas das vezes é aquela pessoa que torna o ambiente mais pesado e triste pois irradia a sua infelicidade.

Como lutar contra esse sentimento?hungry-african-children

Não existe uma forma exata de se lutar contra os sofrimentos a fim de se evitar a depressão, apenas a busca implacável pela felicidade de outrora. Seja fazendo novos hobbies, conhecendo novos amigos ou SE conhecendo mais intimamente. Importante será que você acima de tudo se valorize e busque ver coisas boas da sua vida. Pese numa balança: de um lado o que você tem de bom que muitas pessoas no mundo não tem, do outro o que você acha que falta e perceberá que perto por exemplo das crianças órfãos africanas você tem uma vida cheia de bençãos e alegrias que pra elas seriam o paraíso. Perto dos sem teto você tem uma cama confortável com a comida que gostaria e o cobertor que te alivia do frio ou o ar-condicionado que te ameniza o calor. Perto dos doentes em estado final você tem  a vida e a benção de poder gozar de uma saúde que lhe permite fazer muitas coisas que muitos gostariam… Pense nisso!

Muita paz!

Anúncios

13 comentários sobre “Por que sofremos tanto?

  1. CADA UM TEM TEU JEITO DE PENSAR GOSTEI DO QUE LI EU TENHO MINHAS DIFICULDADES NÃO DIGO QUE ESTOU SOFRENDO POIS TEM PESSOAS QUE ESTÃO EM CONDIÇÕES MUITO MAS DIFICIL QUE EU AGRADEÇO A DEUS POR TER TUDO O QUE TENHO MESMO COM DORES E A DIFICULDADE SINTO MUITA FALTA SAUDADE DOS QUE PARTIRAM MAIS ACREDITO QUE A VIDA CONTINUA E NOS ENCONTRAREMOS NA OUTRA VIDA

    Curtir

  2. EIA SOZINHO porque no passado eu também não acreditava que ia dar certo, mas… funciona mesmo! Entrei neste site e fiz esta prece. Fiz para ver se ia dar certo e deu, assim que acabei meu amor ligou. A pessoa que eu copiei também não acreditava mas para ela também funcionou! AGORA VEREMOS…

    Diga para você mesmo o nome do único rapaz ou moça com quem você gostaria de estar (três vezes)….

    Pense em algo que queira realizar na próxima semana e repita para você mesmo (seis vezes).

    Se você tem um desejo, repita-o para você mesmo (Venha cá ANJO DE LUZ eu te INVOCO para que Desenterre sw de onde estiver ou com quem estiver e faça ele ME telefonar ainda hoje, Apaixonado e Arrependido, desenterre tudo que esta impedindo que sw venha para MIM , afaste todas aquelas que tem contribuído para o nosso afastamento e que ele sw não pense mais nas outras… mas somente em MIM. Que ele ME telefone e ME AME. Agradeço por este seu misterioso poder que sempre dá certo. Amém…).

    Publique esta simpatia por três vezes , basta copiar e colar por três vezes em in forum diferente esta simpatia abaixo e logo em 48hs você terá uma linda surpresa, beijos Ainda esta noite de madrugada o TEU amor dará conta de que TE ama, algo assim acontecerá entre 1 e 4 horas the manhã esteja preparada para o maior choque de sua vida! Se romper esta corrente terá má sorte no amor. Deus vai lhe abençoárá e sua vida não será mais a mesma.

    Curtir

  3. Gostaria aqui de expressar minha profunda gratidão a esse texto maravilhoso e para mim muito esclarecedor. Estava muito angustiada e triste por várias coisas, mas depois dessa enriquecedora leitura me sinto muito mais calma e leve, consigo pensar com mais clareza e vejo que a vida quanto mais simples mais profunda e que tenho milhões de motivos para agradecer e ser feliz, pois tenho muito mais coisas boas que ruins em minha vida! Obrigada.

    Curtir

  4. eu gostaria de estudar mais a fundo esta questão, pois e dificil aceitar certas coisas que acontece com a gente. se tiveres mais explicações sobre o assunto, gostaria de conhece-lo.

    Curtir

  5. Ok, é um bom ponto de vista. Só uma coisa não encaixa: e o sofrimento dos órfaos da África, por exemplo? O que eles fizeram, quais frustrações tem? Esperar um prato de comida, por atendimento médico básico? Com quem elas devem se comparar para se sentirem menos infelizes.????

    Curtir

    • o Evangelho segundo o espiritismo fala acerca das causas do sofrimento e diz assim no cápitulo V – bem aventurados os aflitos, onde os espíritos dizem ” […]Os que nascem nessas condições, certamente nada hão feito na existência
      atual para merecer, sem compensação, tão triste sorte, que não podiam evitar, que
      são impotentes para mudar por si mesmos e que os põe à mercê da comiseração
      pública. Por que, pois, seres tão desgraçados, enquanto, ao lado deles, sob o mesmo
      teto, na mesma família, outros são favorecidos de todos os modos?
      Que dizer, enfim, dessas crianças que morrem em tenra idade e da vida só
      conheceram sofrimentos?[…]Todavia, por virtude do axioma segundo o qual todo efeito tem uma causa,
      tais misérias são efeitos que hão de ter uma causa e, desde que se admita um Deus
      justo, essa causa também há de ser justa. Ora, ao efeito precedendo sempre a causa,
      se esta não se encontra na vida atual, há de ser anterior a essa vida, isto é, há de estar
      numa existência precedente. Por outro lado, não podendo Deus punir alguém pelo
      bem que fez, nem pelo mal que não fez, se somos punidos, é que fizemos o mal; se
      esse mal não o fizemos na presente vida, têloemos
      feito noutra. É uma alternativa a
      que ninguém pode fugir e em que a lógica decide de que parte se acha a justiça de
      Deus.
      O homem, pois, nem sempre é punido, ou punido completamente, na sua
      existência atual; mas não escapa nunca às conseqüências de suas faltas. A
      prosperidade do mau é apenas momentânea; se ele não expiar hoje, expiará amanhã,
      ao passo que aquele que sofre está expiando o seu passado.[…]”

      recomendo a leitura do capítulo inteiro que fala sobre os sofrimentos.

      Curtir

    • Percebe-se, Carlos, que você ainda não teve oportunidade de ter acesso às Causas do Sofrimento na Terra, estudando Kardec, Leon Denis, Ernesto Bozzano, Chico Xavier, Joana de Angelis, Yvonne Pereira, Bezerra de Menezes ou qualquer outro autor de sua preferência, reencarnacionista e conhecedor da problemática das causas das dores no mundo. Por que um bebê nasce anencéfalo ou com síndrome de Down, enquanto outros nascem esbanjando saúde, faceirice e inteligência? O que ele fez na vida anterior, só Deus sabe, mas fácil deduzir que não foram ações concordes com a Justiça de Deus ou não estaria sofrendo. O que sua mãezinha e toda família fizeram para compartilhar, sob o mesmo teto, o dia a dia de dificuldades e limitações deste bebê para sofrer junto, só Deus sabe, mas podemos deduzir que erraram juntos, por isso corrigem juntos. Órfãos na África, refugiados da Síria, judeus do Holocausto, negros da Escravidão, todos resgataram ou resgatam sua dívidas, a fim de obterem a Alforria. A causa do sofrimento está em nós e apenas nós podemos extingui-la. Colhemos o que plantamos, sofremos o que fizemos sofrer nos outros mas podemos consertar isso, começando por aceitar sem queixa o sofrimento e tentando minimizá-lo no próximo. Muita Paz.
      https://www.mensagemespirita.com.br/autores/

      Curtir

  6. Sofremos pelas derrapadas que demos nesta vida e sofremos pelos equívocos praticados nas anteriores. Por que sofremos, é fácil responder perguntando: por que está colhendo bananas quem plantou bananas?
    Por que está colhendo uvas, quem plantou uvas? Ninguém paga sem dever e, ainda que não nos lembremos das dívidas contraídas, elas clamam por justiça em cada uma de nossas células quando adoecemos. A cada um segundo as próprias obras, a própria preguiça, ao próprio descuido, e à própria insensatez. Não se pode premiar o aluno que fugiu da Escola e rasgou seu caderno mas se concede o galardão àquele que aproveitou os dias de aula para buscar a luz do Caminho e a paz no Coração, este merece a medalha do mérito.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s